top of page
  • Foto do escritorRosiane Rodrigues

13ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura da cidade de São Paulo acontece de 16 a 24 de maio com atividades gratuitas

Abertura será no Theatro Municipal e apresentações culturais acontecerão por toda a cidade



Para incentivar o gosto pela leitura, a cidade de São Paulo realiza a 13° Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo entre os dias 16 a 24 de maio. O tema central da Semana é “Histórias e Canções” e vai reunir atrações como os escritores Pedro Bandeira e Marcos Martinz, o escritor e cordelista Marco Haurélio, Banda Pollo (sucesso com a canção Vagalumes), Grupo Balaio de Doi2, Coral Sabiá, Poetas do Tietê, Sarau Peritrônica, Oboré, Imprensa Jovem, Cia Vip, do escritor e tenor Victhor Fabiano, Mirante Cultural, além da participação cultural de diversas escolas da rede pública.



O evento de abertura será no Theatro Municipal, às 13h, no dia 16 de maio, e contará com a presença de autoridades e um público esperado de 1,4 mil pessoas, incluindo alunos da rede pública de ensino, professores e bibliotecários. “Muitos desses alunos nunca entraram em um teatro e é gratificante poder oferecer essa experiência para as crianças”, disse o vereador Eliseu Gabriel (PSB), autor da lei 14.999/09, que institui a Semana de Leitura em São Paulo.



Já tradicional na cidade, o evento é gratuito para o público e traz atrações presenciais e online, como contação de histórias, teatro, sarau, bate-papo com escritores, podcast, apresentação de filmes e distribuição gratuita de livros. As apresentações vão acontecer nas redes sociais da Semana e em escolas, bibliotecas, parques, unidades do Sesc, Centro Cultural São Paulo e outros espaços. A programação completa pode ser acessada no link




Lei Municipal


A Semana foi criada a partir da Lei nº 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB). O evento faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo e é realizado pelo gabinete do vereador em parceria com as secretarias municipais de Educação, Cultura e da Pessoa com Deficiência. Entre as entidades que apoiam a Semana, estão o Sesc, Câmara Brasileira do Livro, Estrela Cultural, Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem) e Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp).


“A ideia é justamente difundir a lei da Semana de Leitura para que ela possa ser replicada cada vez mais. O maior mérito desse projeto é que ele é inclusivo e oferece à população oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura, muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais”, afirma o vereador Eliseu Gabriel.


Serviço


13° Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura


Lei nº 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB)


Data: 16 a 24 de maio de 2024


Local de abertura: Theatro Municipal de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo, s/n (República) - São Paulo


Público: alunos, professores e bibliotecários da rede pública e convidados



Encerramento


Data e horário: 24 de maio, às 9h


Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo


Mais informações sobre a 13° Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo:









Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page