top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

7 de abril: Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

Palestrante de inclusão e diversidade, psicóloga e pedagoga, Natalie Schonwald, afirma que respeitar a diversidade também é prevenir o bullying



O bullying é uma prática que se manifesta de diversas maneiras, caracterizada por comportamentos violentos repetitivos de intimidação e agressão, seja física ou psíquica, realizada por uma pessoa ou grupo a outra pessoa ou grupo mais vulnerável. A prática do Bullying é sempre baseada em uma relação entre pares que se caracteriza por diferença de poder entre agressor e vítima.


O bullying não se dá por um único fator e sim à soma de vários aspectos, e cada um deles deve ser entendido detalhadamente. Podemos investigar cada um destes pontos utilizando diversos meios, como, por exemplo, orientação familiar, levantamento da história do sujeito, e também é muito importante que o agressor seja cuidado, já que a prática desses comportamentos não ocorre sem um histórico.


Essa conduta pode resultar em graves danos emocionais e físicos significativos para as pessoas envolvidas impactadas. Este tipo de agressão é comumente observado em ambientes escolares, pois a pressão psicológica ocorre muitas vezes contra indivíduos que não conseguem se defender ou compreender os motivos por trás da agressão.


Logo, a coordenação da instituição de ensino e os professores, assim como toda a equipe escolar, devem ficar atentos aos comportamentos de quem pratica o bullying, e ficar ciente das consequências para quem sofre as agressões. A luta contra o bullying ainda constitui um desafio para educadores e diversos outros profissionais.


“Para respeitar a diversidade, devemos fazer um trabalho constante durante a vida escolar, e é muito importante trabalhar com cada criança, respeitando suas características e garantir seu espaço como parte daquele grupo “, explica a psicóloga, pedagoga e palestrante de inclusão e diversidade, Natalie Schonwald.


Dentro de uma instituição escolar, a prática do bullying traz grandes danos físicos e principalmente psicológicos. A data de 7 de abril, Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, deve ser lembrada como um alerta de respeito ao próximo e ao convívio sadio entre os estudantes.


Estudantes, com ou sem deficiência, precisam ter as mesmas oportunidades e condições de participar plenamente das atividades escolares e desenvolver, integralmente, suas potencialidades e trabalhar para superar suas dificuldades.



Medidas preventivas


Natalie afirma que existe uma necessidade de toda sociedade, principalmente aqueles envolvidos no ambiente escolar, local em que mais ocorre o bullying, de preparar adequadamente os profissionais da educação para identificar situações de bullying e conhecer as estratégias de intervenção e de prevenção para trabalhar constantemente o assunto com os estudantes, já que o “fenômeno” tem efeito direto na vida dos alunos”.



Natalie Schonwald


Natalie é psicóloga, pedagoga e palestrante de inclusão e diversidade e autora do livro “Na cidade da matemática”. É pós-graduanda em Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades (SP). Na área da educação e alfabetização, trabalha com os anos finais da Educação Infantil e iniciais do Ensino Fundamental I. Nesta área da educação, Natalie completa seu trabalho escrevendo artigos para o site A Escola Legal.


A profissional também faz parte da direção da Associação dos AVCistas do Brasil - uma organização comunitária de acolhimento às vítimas de AVC e seus familiares. Como atleta, também participou do mundial de adestramento para equestre em 2003 – pratica esporte desde seus 9 anos e também é embaixadora da equipe surf adaptado feminino da escola Surfistas para Sempre.


Após um AVC com 8 meses, enfrentou um caminho de superação. Sua história é marcada não apenas pela adversidade, mas pela resiliência e conquistas que a transformou em fonte de inspiração, destacando a importância da inclusão e da diversidade em todas as suas formas.


@pedagoga_nati





Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page