top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Armac promove transformação social por meio do ensino

No Dia da Educação, a empresa comemora mais de 3 mil alunos formados pela Academia Bravos desde 2020 e oferece cursos em 6 áreas de atuação



São Paulo, abril de 2024. Por meio da educação, a Armac, referência nacional em prestação de serviços e locação de máquinas e equipamentos, vem promovendo a transformação social nas localidades onde atua. Além de oferecer a primeira oportunidade de emprego para muitos jovens de regiões de vulnerabilidade social, a Academia Bravos, escola criada pela empresa em 2020, já propiciou que trabalhadores conseguissem ingressar em uma nova profissão ou se aperfeiçoassem em sua área de atuação por meio de cursos e treinamentos. Muito mais que simplesmente promover uma ação social, a empresa tem a educação como um de seus pilares estratégicos e, por isso, comemora o Dia da Educação contando histórias de profissionais que mudaram suas vidas por meio da qualificação profissional.



Entre as pessoas que tiveram a vida transformada está o mecânico Kennedy Anderson da Silva Soares. Nascido no extremo da Zona Oeste de São Paulo, o jovem fez o curso de mecânico oferecido pela Academia Bravos. Ele aprendeu a profissão e, depois de participar de um processo seletivo, mudou-se com a família para Janaúba (MG), onde atua em uma das operações da Armac. Antes de ingressar no curso, o mecânico vivia com a família em uma região de bastante vulnerabilidade social e se não fosse a oportunidade de estudar, as possibilidades de uma melhora em sua vida seriam muito pequenas. “Essa formação mudou a minha vida. Consegui sair da comunidade de Heliópolis, onde era perigoso e eu tinha pouca oportunidade, e vim para Minas Gerais, fazer o que eu gosto”, disse o ex-aluno da Academia Bravos e atual mecânico da Armac, que vai seguir estudando e se profissionalizando.



Mecânico em Catalão, no interior de Goiás, Paulo Antônio Leal Junior também viu sua realidade mudar por meio da educação. Ele passou uma temporada em São Paulo para fazer o curso oferecido pela Armac e, depois, retornou para o estado de origem com uma profissão. “Depois de muito esforço e dedicação, descobri que era ali que eu queria estar. Foi uma experiência de vida, pois tinha apenas 18 anos e nunca tinha saído de casa sozinho e ficado por tanto tempo longe. Tive várias experiências e um grande aprendizado, não só no curso, mas também na convivência com as pessoas”, comentou.




Educação é pilar estratégico


A Academia Bravos, escola de formação de mecânicos e encarregados da Armac, foi criada para formar e qualificar profissionais na manutenção e operação de máquinas pesadas. A empresa, que é amplamente reconhecida pela excelência na manutenção de seus equipamentos, percebeu que havia falta de trabalhadores qualificados. Hoje, a academia oferece cursos em seis áreas de atuação, já qualificou mais de 3 mil profissionais, desses mais de 500 se tornaram mecânico. Com média de 3 meses de duração, as capacitações são oferecidas em formato híbrido e presencial, e acontecem em uma das unidades de oficinas, em Vargem Grande Paulista, em São Paulo - numa área com estrutura de 4 mil metros quadrados. No local, além do curso de mecânico profissional, também são oferecidas qualificações nas áreas de manutenção de ar-condicionado, material rodante, pintor, borracheiro, soldador, lubrificador, lavador, entre outros.


Um dos diferenciais dos cursos oferecidos pela Armac é que os alunos são remunerados enquanto estão participando da qualificação e, somente após a conclusão, são alocados em vagas que estejam disponíveis na empresa. “A Academia Bravos é o braço educacional da Armac que tem a educação como pilar estratégico para o desenvolvimento do negócio e transformação social e, por isso, investimos na qualificação das pessoas. Nossa principal preocupação é com a segurança, essa é a prioridade. Nossa grade curricular se inicia com noções sobre os principais assuntos da manutenção de máquinas pesadas e vai se aprofundando até chegar em diagnósticos complexos”, comenta Akira Wang, gerente de treinamento da Armac.


Desde 2020, a Academia já formou cinco turmas no curso de mecânico especializado, sendo que 78% dos participantes ainda fazem parte do quadro de colaboradores da Armac. Hoje, dos 1.164 mecânicos da companhia, 426 estão passando ou já passaram por curso de especialização.


Outra importante contribuição da Academia Bravos tem sido formar mão de obra qualificada nas diversas regiões do país, onde a empresa atua. Ao iniciar a operação em uma cidade, a empresa faz recrutamento de trabalhadores e, quando não identifica profissionais capacitados, oferece a formação. “A Armac atua no Brasil inteiro, então, temos feito um trabalho de formar nossa própria mão de obra para que não tenhamos que deslocar colaboradores. Essa é uma forma de colaborarmos com a transformação social em diversas localidades e manter uma de nossas fortalezas, que é a excelência na manutenção”, afirma Akira Wang.




Outros programas


Além da Academia Bravos, a Armac também possui outras iniciativas visando a qualificação dos seus colaboradores, como o Programa de Trainee, Programa Graxinhas (jovem aprendiz), o programa Em Frente (que subsidia parte de mensalidade para cursos de ensino superior de graduação e pós-graduação), Vai que dá (para o desenvolvimento de lideranças) e plataforma para ensino à distância.




Sobre a Armac


Há 30 anos no mercado, a Armac é referência nacional em prestação de serviços e locação de máquinas pesadas e equipamentos. A empresa tem 10 mil ativos entre linha amarela, caminhões e empilhadeiras, entre outros tipos. O propósito da companhia é servir quem constrói o Brasil. Os principais valores são segurança em primeiro lugar, disciplina e integridade, orgulho em servir, simplicidade e humildade, coragem para fazer acontecer e atitude de dono. A companhia mantém operações em todas as regiões do Brasil e conta com estruturas mecânicas, comerciais e administrativas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Pará e Amazonas. No total, são 6 mil colaboradores. A empresa tem três modelos de negócios: prestação de serviço para operações contínuas e de longo prazo, locação de máquinas pesadas e equipamentos e venda de seminovos. A primeira loja foi inaugurada no segundo semestre de 2023, em Cotia (SP). A Armac se destaca no mercado nacional pela excelência em manutenção. O complexo de oficinas conta com uma estrutura única na América Latina, com 300 m², em Vargem Grande Paulista. A empresa desenvolveu a Academia Bravos, uma escola própria para a formação, qualificação e treinamento de mecânicos especializados em máquinas pesadas, encarregados e outras atividades necessárias para o negócio. A companhia é listada na B3 Novo Mercado, que exige o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores.




Por assessoria de imprensa

Commentaires


bottom of page