top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Autora carioca Sol Oliveira traz diversão e conhecimento sobre dinossauros em novo livro infantil

Com muito humor, em "Arthur e Miguel em: aventura na Ilha dos Dinossauros" a escritora fala sobre amizade e conta curiosidades sobre diferentes espécies do período jurássico


Crédito da foto: Assessoria de imprensa

Foi ao inventar histórias para o próprio filho que a carioca Sol Oliveira percebeu o gosto e o dom para contar histórias ao público infantil. Em Arthur e Miguel em: aventura na Ilha dos Dinossauros, segundo livro da autora, ela traz emoção, entretenimento e aprendizado aos pequenos leitores, com muita aventura, dinamismo e conhecimento sobre dinossauros.


Publicitária por formação, com experiência no mercado financeiro, a escritora vivenciou na maternidade o resgate dos sonhos da jovem Sol, que ainda criança desejava ser uma escritora publicada. “Gosto de escrever desde meus 10 anos, e ao contar histórias para meu filho, percebi que as favoritas dele também poderiam agradar outras crianças”.


Em entrevista, ela conta um pouco sobre o processo de redescoberta da escrita e como despertar o gosto pela leitura na vida das crianças. Confira:


1. Você já tem dois títulos infantis publicados e ambos surgiram a partir de pedidos do seu filho, Arthur, que é apaixonado por dinossauros. De onde vieram essas histórias? Vocês dois criaram juntos a aventura dos dois irmãos? De que outra forma seu filho participa da construção da narrativa?


S. O.: O Arthur, que hoje está com cinco anos, é apaixonado pelo universo dos dinossauros desde antes dos três anos. Quando ele me pediu uma história sobre isso e eu não sabia, comecei a inventar. Ele foi me dizendo quais dinossauros queria e eu fui dando vida a eles na história.


2. Por que você acredita que as criaturas jurássicas despertam tanto a curiosidade das crianças?


S. O.: Na verdade, acredito que os dinossauros despertam a curiosidade até em adultos. Afinal, são répteis gigantes, do tamanho de prédios e que realmente existiram na Terra. Acho sensacional!


3. Além de ser um momento de lazer em família, ler para as crianças pode contribuir para a formação de adultos leitores. Falando um pouco da Sol como mãe, como você incluiu esse hábito na rotina do seu filho? E que dica daria aos pais que desejam fazer o mesmo?


S. O.: A criança aprende muito pelo exemplo. Meu filho sempre me vê com um livro na mão onde quer que a gente vá e leio para ele desde que ele era bebê. Uma dica que sempre dou é procurar livros e revistas com temas que sejam de maior interesse da criança, isso vai motivá-la a ler.


4. Você é formada em Publicidade e antes de se tornar mãe atuava no mercado financeiro. O que te fez mudar de carreira e investir na carreira de escritora? Pretende continuar na literatura infantil?


S. O.: Eu amo escrever desde os dez anos de idade. Sempre foi um sonho, mas vida me levou para outros caminhos. Quando fui mãe, voltei a focar nos meus sonhos e na minha felicidade. Voltei, então, a escrever e descobri um mundo mágico na literatura infantil. Pretendo seguir sim nesse caminho!


5. Quais seus próximos passos como autora? Deseja continuar as aventuras de Arthur e Miguel com os dinossauros? O que os pais dos pequenos leitores podem esperar?


S. O.: A pedido do Arthur, as aventuras dos irmãos vão continuar sim. Porém agora teremos novos desafios, sem dinossauros. Pretendo sempre acompanhar a faixa etária do meu filho na minha escrita.


Sobre a autora: Desde criança, Sol Oliveira sonhava em escrever e publicar livros, mas só depois de se tornar mãe, inspirada pelo filho, foi que redescobriu a paixão pela escrita e um jeito especial de contar histórias para o público infantil. A pedido do filho Arthur, apaixonado por dinossauros, nasceu o primeiro livro da autora, Arthur e Miguel em: Aventuras na Terra dos Dinossauros. Na obra, os protagonistas são o filho e o enteado de Sol, que trabalham juntos para enfrentar as adversidades. Agora, a carioca publica a continuação, na qual une aventuras, humor e mais curiosidades sobre as criaturas jurássicas.





Por assessoria de imprensa

コメント


bottom of page