top of page

Confira 4 dicas essenciais para cuidar dos pets nas festas de final de ano e nas férias

Foto do escritor: Brasil CotidianoBrasil Cotidiano
Crédito da foto: divulgação

Perdas ou fugas, alimentação inadequada, calor excessivo e parasitas são os riscos mais comuns do período. Aprenda como evitá-los


4. Prevenção contra parasitas


Com as altas temperaturas também aumenta a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos transmissores de doenças como a leishmaniose visceral canina que é endêmica em 76 países, sendo que cerca de 90% dos casos na América Latina ocorrem no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.


“A leishmaniose é uma doença grave. Resumidamente, os cães contraem a enfermidade principalmente pela picada de um mosquito fêmea flebotomíneo, também conhecido como mosquito-palha e que precisa de ambientes úmidos para viver. Entre as manifestações clínicas da leishmaniose nos animais estão: perda de peso e apatia (geralmente os cães infectados perdem peso de forma progressiva e ficam apáticos), lesões na pele, como feridas ou descamação no focinho, orelhas e ao redor dos olhos, perda de pelos na face e nas extremidades, crescimento anormal das unhas, aumento dos linfonodos e do baço, inflamações oculares e mesmo insuficiência renal, que pode ser detectada pelo aumento na sede, e consequentemente, na quantidade de urina


Vale lembrar que humanos também podem contrair a leishmaniose e as manifestações clínicas são ainda mais agressivas, uma vez que ela afeta órgãos como fígado, baço e medula óssea, o que compromete o sistema imunológico e aumenta a vulnerabilidade a infecções secundárias, podendo ser fatal se não tratada”, explica Mariana.


Para prevenir a doença, o indicado é a adoção de estratégias que reduzam a exposição ao mosquito. Por isso, certifique-se de:


Usar antiparasitários específicos, como o Advantage Max3 para Cães, da Elanco. “A solução é uma aplicação tópica mensal que mata pulgas e carrapatos por contato, e também repele e mata os mosquitos flebotomíneos, transmissores da leishmaniose”, explica a médica-veterinária.

Fazer assepsia do local onde habita o animal e sua família responsável, ou para onde a família passará suas férias.

Seguir as recomendações do Ministério da Saúde para o cuidado com o ambiente.

Usar inseticidas específicos nas paredes dos domicílios e nas casinhas dos pets para locais onde há alta incidência de casos.

Para pulgas e carrapatos, a médica-veterinária da Elanco destaca a importância do uso de antiparasitários adequados e que podem ser adquiridos em diferentes formatos como coleiras, ou comprimidos, atendendo a necessidade e perfil do animal e do tutor.

Crédito da foto: divulgação

“No portfólio da Elanco temos o comprimido mastigável Credeli que garante uma proteção mensal contra carrapatos e pulgas em cães; Credeli Plus, que oferece controle integrado de carrapatos, pulgas e vermes intestinais em cães e, especificamente para o organismo dos felinos temos o antipulga oral Credeli Gatos”, orienta. “Outra opção é a coleira Seresto, que oferece proteção contínua contra carrapatos e pulgas em cães e pulgas em gatos por até 8 meses. Ela não precisa ser removida durante o banho, pois é resistente à água”, observa.


“Lembramos que é fundamental que os tutores levem seus pets aos médicos-veterinários que já os acompanham para definir qual é o melhor medicamento para cada caso. O que não dá é para se descuidar, especialmente nesta época. Seguindo essas orientações, tanto os pets como seus responsáveis poderão aproveitar o final de ano e as férias de forma saudável e segura”, finaliza.


Para ficar por dentro de outras novidades da Elanco, visite o nosso site www.meupet.elanco.com e siga as nossas redes sociais @elancopetsbr (Instagram) e @elancobrasil (Linkedin).



Sobre a Elanco


A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de estimação, agregando valor ao trabalho de produtores, responsáveis por pets, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy PurposeTM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.


Para conferir outros materiais para a imprensa sobre a Elanco, acesse www.elanco.com/pt-br/news/press-releases



Por assessoria de imprensa.

Comments


bottom of page