top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Contaminação em cadeia e luta pela sobrevivência misturam ficção e realidade em romance

Em "Própria Carne", Newton Cesar apresenta vírus com alto poder de destruição e mostra que existem outras mazelas sociais capazes de esmagar a esperança de um novo mundo

Crédito da foto: divulgação.

Um vírus com alto poder de destruição e que leva à contaminação em cadeia, atingindo plantas, animais e seres humanos. Em Própria Carne, o escritor Newton Cesar se inspira na vida real para apresentar uma obra de ficção com atmosfera perturbadora, que amplia ainda mais o drama vivido recentemente em nível mundial. Lançamento da Minotauro, selo ficcional da editora Almedina Brasil, este romance lança mão da realidade e a modifica a fim de dar vida ao imaginário.


Autor de obras de ficção a biografias, Cesar transforma e amplifica os acontecimentos do período da Peste Negra e Covid-19. A intenção é fazer o leitor perceber que o cenário oriundo de um novo vírus pode ser pior do que aqueles. Apesar do suspense, o livro é ágil. Não se demora a descobrir que o microrganismo desconhecido ultrapassou fronteiras e chegou nos lugares mais remotos. A confirmação da Organização Mundial da Saúde e indústrias de carne sobre a inviabilidade do consumo de alimentos faz Maria, a protagonista, compreender que a Terra está condenada e embarcar em uma aventura de vida e morte.


Ao caminhar nas ruas, o povo desviava dos mortos. O intuito era o de afugentar, não somente a visão dantesca, mas o cheiro nauseabundo que agredia as vidas. A catinga e o cenário do inferno, porém, não se desfaziam. Carroças de madeira transportavam cadáveres a serem empilhados em valas ou em alguma rua menos povoada. Com o cemitério a céu aberto, a dança da morte acontecia. Era como se esqueletos bailassem entre vivos e mortos. (...) Impressa nos corpos, a realidade era um quadro macabro, surrealista.

(Própria Carne, p. 10)


Diante do caos e do extermínio em massa, a humanidade constrói colônias em busca da salvação. Dentro delas estão os Domos, feito a Arca de Noé, com pessoas não infectadas. Mas, junto da esperança, outras mazelas abrem espaço para novos conflitos. A luta pelo poder, o extremismo religioso e o machismo colocam o futuro das colônias em cheque. A irracionalidade transforma aquilo que seria um alento para a alma em dor e exploração.


Própria Carne insere o leitor em uma atmosfera turbulenta e familiar. O autor reforça a importância da ciência no combate aos vírus, que podem ser tão destrutivos quanto bombas atômicas. Também atenta para a necessidade de sociedades mais colaborativas e convida a humanidade a sair do lugar comum e se questionar: “E se fosse verdade?”.


Ficha técnica

Livro: Própria Carne Autor: Newton Cesar Editora: Almedina Brasil, selo Minotauro ISBN: 9788563920263 Páginas: 234 Formato: 21x14x1,4 Preço: R$ 79,00 Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

Newton Cesar. (Crédito da foto: arquivo pessoal).

Sobre o autor

Newton Cesar dedica-se a escrever biografias, ficção (adulto e infantil) e livros de negócios. Publicitário, pós-graduado em Marketing Digital, ele também é artista plástico e designer editorial. Na área de negócios, publicou, entre outros: “Direção de arte em propaganda”; “Vitamina fotográfica”; “Os primeiros segredos da direção de arte” (prêmio de melhor livro didático de 2012 no Rio Grande do Sul); e “Do livro ao livro, a arte de escrever e publicar ficção”. “É assim que eu sou” é o seu livro infantil mais atual. “Corinthians, eterna paixão”, uma de suas biografias esportivas. Entre os romances publicados, destacam-se “Tratamento Especial” e “Um minuto”, ambos lançados pela Almedina Brasil.


Redes sociais do autor

  • Site

  • Instagram

  • LinkedIn

Sobre a editora

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.



Conheça as redes sociais da editora

  • Instagram - Almedina Brasil

  • Instagram - Almedina Jurídico



Por assessoria de imprensa.

Comments


bottom of page