top of page
  • Foto do escritorRosiane Rodrigues

Cordel de mulher: autora fortalece tradição popular com folhetos sobre vivências femininas

Graziela Barduco lança "Minhas Curvas de Estimação" e "O Machista e a Cordelista" para refletir sobre machismo, autoestima e padrões de beleza por meio de versos


Crédito da foto: Assessoria de imprensa

Os cordéis Minhas Curvas de Estimação e O Machista e a Cordelista versam sobre experiências comuns às mulheres na sociedade contemporânea: o machismo presente nas relações, a gordofobia e a necessidade de se encaixar nos padrões são temas tratados por Graziela Barduco. Cordelista, mestre em Artes da Cena e pesquisadora sobre cultura popular brasileira, a autora leva os debates do universo feminino para os tradicionais folhetos literários.


Todos os poemas tratam sobre vivências pessoais da escritora. Em Minhas Curvas de Estimação, mostra como falas preconceituosas contra seu corpo afetaram a autoestima desde a infância. Por crescer com problemas como anorexia e depressão, precisou aos poucos se reconciliar com a própria imagem. Já O Machista e a Cordelista exemplifica a dificuldade de o homem manter uma relação de amizade, respeito e confiança com a mulher, sem envolver interesses amorosos.


Tudo isso me enoja

Eu não posso permitir

Que me ditem estas regras

Que me digam como agir

Eu não vou ser uma tábua

Sou curvas pra resistir.

(Minhas Curvas de Estimação, pg. 16)


Graziela Barduco utiliza a crítica social, uma das principais características do cordel, para abordar assuntos atuais por meio de uma perspectiva feminista. Com o apoio das xilogravuras de Kelmara Castro, o intuito da escritora é tornar os folhetos uma mensagem de libertação, empoderamento e enfrentamento contra os preconceitos.


Integrante do Teodoras do Cordel, coletivo com objetivo de fortalecer o trabalho das cordelistas e preservar esta manifestação cultural em São Paulo, a pesquisadora também escreve para curar as próprias feridas. Ela afirma: “nestes textos, toco em assuntos delicados que, para mim, são como um grito de libertação, embora seja como a exposição de uma ferida aberta e purulenta, que começou a secar. São histórias reais, escritas para que eu pudesse, por fim, seguir em frente”.



Ficha Técnica

Título: Minhas Curvas de Estimação | O Machista e a Cordelista

Autora: Graziela Barduco

ISBN: 978-65-84946-38-5 | 978-65-84946-37-8

Páginas: 25 | 26

Preço: R$ 12


Sobre a autora: Escritora, cordelista, atriz, mestre em Artes da Cena e pesquisadora sobre cultura popular brasileira, Graziela Barduco é autora dos livros “Na Rima da Menina”, “Lutei Contra 100 Leões - Todos os 100 eram Jumentos”, “A Menina e o Pé”, “O Sapinho e o Bumbum” e “Sutil Leveza – O que na alma pesou, em verso se libertou”. É integrante dos coletivos Teodoras do Cordel e Mulherio das Letras, com foco na produção literária de mulheres.





Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page