top of page
  • Foto do escritorRosiane Rodrigues

Eva Leite lança coletânea de poemas em Fragmento da Flor

Evento será quarta-feira (26/06), às 15h, na Casa de Cultura do Varjão


Crédito da foto: Assessoria de imprensa

A poetisa Eva Leite lança, na quarta-feira (26/06), o livro Fragmento da Flor, uma coletânea de poemas autobiográficos que retratam os principais momentos da vida da autora. Tetraplégica desde os 20 anos, ela encontrou na arte uma forma de ir além dos limites impostos pelo acidente rodoviário que sofreu naquela época. Além de escritora, Eva também é artista plástica e pinta com a boca. A publicação conta, ainda, com ilustrações de sua autoria. O lançamento ocorrerá na Casa de Cultura do Varjão, a partir das 15h.


Este é o quarto livro da poetisa, que busca na vida cotidiana a inspiração para suas obras. Em Fragmento da Flor, ela não mostra pudor para falar da dor, da vida pulsante, dos afetos, dos desejos, dos vazios que permeiam os espaços de sua existência, nos dando a observar seu universo particular - diz a sinopse da publicação. “Eva Leite cria jardins imaginários nos quais passeia com sua mente veloz e seus poemas trazem as flores e as cores da paisagem. Ela planta e colhe com o mesmo espírito que tem desde menina, e traz à lume um pouco da magia desse caminhar.”


PALESTRA – Com Fragmentos de Flor lançado em uma edição física, a autora propõe resgatar e despertar o interesse pela leitura de livros impressos. A importância que essas obras exercem na vida das pessoas será o tema da palestra ministrada durante o evento de lançamento. “Apesar de estarmos vivendo um tempo de valorização da leitura virtual, eu acredito muito no potencial do velho amigo, do companheiro, o livro. O cheiro das páginas recém impressas faz diferença e muda a vida de quem se abre para essa experiência”, pondera Eva Leite.


Além de ressaltar a importância do livro impresso em um cotidiano muito tecnológico, a autora pretende dar visibilidade à mulher na literatura, inspirando outras mulheres a se tornarem leitoras e, principalmente, autoras. “72% dos escritores no Brasil são homens e, apesar de termos autoras incríveis, muitas mulheres temem se expor em um mercado que ainda traz os mesmos preconceitos de décadas atrás, de que os escritos femininos são vazios, frívolos e bobos, e que essa também é sua preferência de leitura”, argumenta Eva. A palestra ainda contará com interpretação para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).


Fragmentos da Flor foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e parceria da Agenda Cultural Brasília. Durante o evento de lançamento, o livro poderá ser adquirido no local pelo preço promocional de R$ 15,00.


INCENTIVO À LEITURA - Após o evento de lançamento, a autora fará palestra na Escola Classe do Varjão e levará aos estudantes reflexões sobre guardar tempo para as leituras e de preservar o uso do livro impresso. Durante o colóquio, ela também fará apresentação do Sistema Braille de escrita, apresentando um exemplar de Fragmentos da Flor. O livro foi adaptado e impresso em Braille e será disponibilizado nas duas versões para bibliotecas do Distrito Federal. “Muitas crianças nunca viram um livro em Braille e achamos importante e inclusivo que eles possam conhecer e manusear uma obra adaptada”, conclui Eva.


SERVIÇO:

Lançamento do Livro Fragmento da Flor, de Eva Leite

Quando: 26/06. QUARTA-FEIRA, às 15h

Onde: Casa de Cultura do Varjão – Quadra 02 – Varjão/DF

Quanto: Entrada franca

Programação: lançamento, palestra e coffee-break



PINTAR

Autoria: Eva Leite


Minha alma se entrega

E se revela na arte.

Meu espírito celebra a vida

E não nega.

Minha boca leva o pincel

Que sobe, desce, escorrega

Forma pedaços, coisas pequenas

Fragmentos do universo.


Eva Leite. Entre Afetos.




Por assessoria de imprensa

Comentários


bottom of page