top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Evento inédito de arte pública será lançado em Itabira (MG), em outubro

O MAPA contará com participação de artistas renomados e criará um circuito de arte urbana na cidade; Eduardo Kobra fará pintura que homenageia Carlos Drummond de Andrade


Credito da foto: Assessoria de imprensa


Entre os dias 9 e 15 de outubro, a cidade de Itabira (MG), recebe a primeira edição do MAPA (Mostra de Arte Pública), festival de arte pública que visa criar um circuito de arte urbana na cidade com participação de artistas renomados como Eduardo Kobra, Zéh Palito, Mag Magrela e o italiano Millo. O objetivo é potencializar a arte e a cultura por meio de pinturas em empenas e instalações públicas, lançando novos olhares e cores sobre o patrimônio cultural de Itabira, criando uma galeria a céu aberto.


Entre as pinturas, a de Eduardo Kobra merece destaque: o artista fará uma homenagem ao itabirano mais ilustre, Carlos Drummond de Andrade. O poeta será representado em uma empena de 32 metros de altura, localizada no Hotel IT (Avenida Duque de Caxias, 1220, Centro de Itabira). Drummond foi o poeta brasileiro mais influente do século XX e o muralista Kobra já levou seu olhar para cinco continentes, criando obras de street art com dimensões tão extensas que quebraram recordes. Agora o poeta mineiro, que já foi reverenciado em estátuas, filmes, músicas e até em cédulas de dinheiro, será homenageado no maior mural já feito em sua homenagem, em Itabira, sua cidade natal.


Com o propósito de gerar conexões e intercâmbios entre os artistas de fora, os artistas locais, a população e os visitantes, o festival contará com uma programação ampla, gratuita e para públicos de todas as idades. Além das pinturas, haverá shows, oficinas, performances e outras intervenções urbanas. “Chegamos para plantar a semente da arte pública em Itabira, fomentar o surgimento de novos artistas e celebrar a criação do circuito de arte pública na cidade”, comenta Juliana Flores, curadora do festival.


O evento começa no mesmo dia do aniversário da cidade, que completa 175 anos no dia 9 de outubro. “Como um presente para a cidade, o MAPA trará grandes nomes da cena da arte pública nacional e internacional, homenageará Carlos Drummond de Andrade, prestigiará artistas locais por meio de uma convocatória e trará obras permanentes para Itabira”, completa Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira.


Além de circular e conectar territórios e movimentos artísticos através da arte pública e contemporânea, o festival mapeia histórias, pessoas e espaços da cidade e propõe o deslocamento dos que caminham por Itabira, alterando o cotidiano das pessoas e permitindo a redescoberta do território. Por isso, além de nomes consagrados na cena da arte pública, a curadoria convidou artistas da cidade, como a grafiteira Raquel Bolinho, que criará uma escultura permanente de 3,5 metros de altura, e abriu uma convocatória exclusiva para artistas itabiranos se inscreverem.


Convocatória


Uma chamada aberta convida artistas residentes em Itabira para participar do festival pintando, juntos, um grande mural dentro do circuito de arte do MAPA. A convocatória vai selecionar quatro artistas da cidade para pintura de todo o muro da EEMZA (Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio).


O objetivo do festival é criar uma grande galeria a céu aberto com seis obras permanentes e promover um intercâmbio entre artistas convidados, nacionais e internacionais, e os artistas itabiranos selecionados através da convocatória.


As inscrições já estão abertas e vão até o dia 26 de setembro. Os interessados podem acessar (mapafestival.com.br/convocatoria) para preenchimento do formulário. O resultado será divulgado no dia 3 de outubro no site (mapafestival.com.br).


O festival MAPA Itabira é realizado pela Prefeitura de Itabira e Associação Cultural Casinha, com produção e curadoria da Pública Agência de Arte e parceria do Consulado da Itália em Minas Gerais.


Serviço: MAPA Itabira


Data: 9 a 15 de outubro


Local: Centro de Itabira (MG)


Instagram: @mapa.festival



Entrada gratuita




Por assessoria de imprensa

留言


bottom of page