top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Feriado em SP: tour no Mercado Municipal Paulistano e Mercado Kinjo Yamato

Guias bilingues, com muita história para contar, tornam o passeio ainda mais interessante. Atração funcionará na quinta, 12 de outubro (feriadão), mediante retirada de ingresso gratuito no Sympla.


Crédito da foto: Assessoria de imprensa

São Paulo, 2023 – Mais um feriado chegando e quem fica na capital paulista conta com atrações culturais incríveis. Fazer um tour pelo Mercadão de São Paulo, no centro histórico expandido, é uma ótima oportunidade para conhecer de perto os icônicos e deliciosos produtos oferecidos. Juntamente com ele, e um pouco mais intimista, o Mercado Kinjo Yamato também é uma excelente opção quando o assunto envolve sabores, cultura e história.


Os passeios guiados pelo Programa Vai de Roteiro, nos dois Mercados, acontecem sempre às quintas, inclusive no feriado.


O Vai de Roteiro é uma iniciativa criada em 2022 pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de São Paulo e permite ao visitante ou turista conhecer a história e a cultura desses dois ícones da capital paulista, de uma forma divertida e com muito conteúdo.


Para participar do tour, basta efetuar a reserva pelo site do Sympla e garantir o lugar na visita gratuita. O passeio é feito a pé, por isso, é recomendado vestir roupas e sapatos confortáveis. A visita conta com percurso interno pelos mercados e tem acompanhamento de guia de turismo bilíngue. A alimentação não está inclusa, e os visitantes poderão escolher dentre muitas opções deliciosas.


Um tour no tempo, na história e nos sabores


Durante o tour no Mercado Municipal Paulistanos e no Kinjo Yamato, os visitantes poderão saber, em detalhes, como foi a construção dos mercados, quem trabalhava nas instalações à época da inauguração, além de saciar a curiosidade sobre a origem das frutas exóticas, carnes, peixes, queijos, castanhas e uma infinidade de temperos. Também vai conhecer (e consumir, se desejar, à parte) as opções gastronômicas como os famosos (e gigantes) lanche de mortadela e pastel de bacalhau, que já fazem parte da tradição do Mercadão. No Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso de São Paulo, as delícias árabes, chinesas, japonesas e os legumes frescos são o chamariz para saber mais da história desse mercado tão importante para o Centro histórico de São Paulo.


“A Mercado SP entende que a parceria com o programa Vai de Roteiro é uma oportunidade excelente para receber, com qualidade e riqueza histórica, todas as pessoas que moram ou visitam nossa cidade. Os espaços são nossos. Desejamos que mais pessoas se sintam conectadas com a beleza, a tradição, a cultura e os sabores desta que é a maior experiência gastronômica do mundo”, afirma Aldo Bonametti, diretor-presidente da Mercado SP SPE, concessionária que administra os mercados Mercado Municipal Paulistano e Kinjo Yamato.


Serviço:


Mercado Municipal Paulistano e Kinjo Yamato são opções de passeio no feriado de outubro


Saídas: Quinta 10h, 11h30 e 14h

Ponto de encontro: Portão 1 do Mercadão (Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico Expandido)


Sobre a Mercado SP SPE S.A


Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A - Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.



Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)


Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.



Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato


Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.




Por assessoria de imprensa

コメント


bottom of page