top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

FESPSP chega aos 90 e celebra com semana de seminários e restauro de Casarão histórico

Geraldo Alckmin e Josué Gomes estão na programação aberta que marca os 90 anos da 1ª faculdade de Ciências Sociais do Brasil

Fachada FESPSP (Crédito da foto: divulgação FESPSP).

Em maio de 2023, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP – comemora seus 90 anos de existência. Precursora da sociologia e das ciências sociais aplicadas no País, a instituição já formou milhares de profissionais atuantes no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento institucional nas esferas pública e privada em todo Brasil. Para celebrar a data, a FESPSP terá uma semana de comemoração, com seminários, solenidade e um tour pelo seu casarão histórico, realizados entre os dias 22 e 26 de maio, na sede da instituição, na Vila Buarque, em São Paulo.


“Será um ano inteiro de eventos para celebrar o aniversário com atividades acadêmicas e culturais, com o objetivo de refletir sobre temas da atualidade. Na semana que marca o início das ações, traremos personalidades que se relacionam com nossa história e irão discutir temas do contexto político e social, além da abertura do nosso casarão histórico, que está sendo revitalizado”, adianta o sociólogo Angelo Del Vecchio, diretor-geral da FESPSP.


A FESPSP já nasceu como uma instituição internacional de ensino e pesquisa e vem abrigando intelectuais de destaque não só no cenário nacional, mas em todo o mundo. “E a nossa semana de comemoração tem a participação de figuras do cenário político, social e cultural, cujas reflexões e discussões certamente vão reafirmar nossa vocação histórica de intervenção social e contribuir para a consciência e o exercício de uma cidadania responsável, participativa e solidária”, continua o diretor-geral.


Nomes como o do vice-presidente Geraldo Alckmin, do presidente da Fiesp Josué Gomes da Silva, e do ex–ministro da Fazenda brasileiro e professor emérito da FGV Luiz Carlos Bresser-Pereira estão confirmados na programação.

Angelo Del Vecchio, diretor-geral da FESPSP (Crédito da foto: divulgação FESPSP).

“Esta é uma semana de celebração conjunta, porque nesses 90 anos a instituição formou e capacitou cidadãos que impulsionam o desenvolvimento do país. Entre nossos ex-alunos estão pessoas que ocuparam os mais altos cargos nos segmentos público e privado do Brasil”, comenta Del Vecchio.


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-ministro da Suprema Corte Ricardo Lewandowski, a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina são ex-alunos. Outros grandes nomes já circularam pelos corredores da instituição.


Mais recentemente, o professor da FESPSP Gabriel Galípolo assumiu a diretoria de Políticas Monetárias do Banco Central do Brasil (BC). Outro destaque é João Luiz Fukunaga, pos-graduando da faculdade, que hoje é presidente da PREVI, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, responsável por gerir a maior fundação da América Latina.


Debates sistemáticos

“A ideia do seminário é resgatar a história da escola e envolver a comunidade acadêmica, os alunos e também a comunidade em geral; refletir sobre a trajetória desde o ano de 1933 até os dias atuais, sem perder o fio condutor que nos trouxe até aqui”, adianta a professora e pesquisadora Maria Palmira da Silva, coordenadora acadêmica da FESPSP.


Além do resgate histórico do início da instituição, em 1933, em uma época de intensa agitação política e necessidade de remodelação do país em razão da industrialização da época, os debates da semana vão refletir sobre democracia, rumos contemporâneos da indústria e perspectivas para a economia nacional. “A FESPSP contribuiu e contribui significativamente para políticas de ações afirmativas no Brasil e vem sendo fonte de inspiração para outras instituições desde o início de sua história. As comemorações dos 90 anos reafirmam esse papel”, afirma Maria Palmira.


No último dia da semana comemorativa está agendado um tour pelo Casarão histórico tombado, que abriga a sede da FESPSP desde 1954 e fica ao lado do moderno prédio de dez pavimentos, sede das salas de aula, biblioteca e auditório. Ambas as construções estão no centro de São Paulo, na Vila Buarque, em meio a praças, outras faculdades, hospitais, livrarias e marcos importantes da cidade. O casarão está sendo restaurado e tem previsão de entrega da obra para outubro de 2023, totalmente revitalizado.


“Vamos comemorar 90 anos com este marco simbólico da cidade, um dos últimos remanescentes desta arquitetura em toda essa área. O casarão vai abrigar um espaço cultural com programação intensa e variada”, afirma o diretor-geral, Angelo Del Vecchio.

Estão convidados para os seminários toda a comunidade acadêmica da FESPSP, além do público em geral. A participação é livre de segunda a quinta-feira, limitada à capacidade do auditório. A programação de sexta é para convidados.


Todos os participantes receberão certificado de participação, e a programação completa pode ser conferida no site especial dos 90 anos: 90anos.fespsp.org.br.

A FESPSP

Como a primeira faculdade de Sociologia do Brasil, a Fundação Escola de Sociologia e Política tem sido uma referência no ensino superior ao longo de sua história, oferecendo, além dos cursos de graduação, uma grande variedade de pós-graduação, extensão e MBA para formar líderes e profissionais preparados para lidar com os desafios da sociedade contemporânea.


A instituição não se limita à formação acadêmica e abriga uma renomada área de Projetos e um Espaço Cultural, em seu casarão tombado. Atualmente, os três cursos de graduação são Sociologia e Política, Biblioteconomia e Ciência da Informação e Administração.


Na pós-graduação, com mais de 80 anos de tradição, são ministrados cursos de especialização voltados às ciências humanas e à sua aplicação às políticas públicas. Oferece ainda cursos livres, além de eventos e atividades semanais. E são três programas de MBAs, tendo como um dos pilares a formação internacional, contando com módulos presenciais na University College London – UCL, uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo.

SERVIÇO

FESPSP 90 ANOS – Semana de comemoração

De 22 a 26 de maio de 2023

Endereço Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo-SP

(11) 3123-7800



Por assessoria de imprensa.

bottom of page