top of page
  • Foto do escritorRosiane Rodrigues

Fim de semana de final da Copa do Mundo, Jornada do Patrimônio e muita diversão no Museu do Futebol

O fim de semana no Museu do Futebol promete com atividades gratuitas ao ar livre, troca de figurinhas, debate sobre futebol e ditadura, bate-papo com a ex-jogadora da Seleção Brasileira, Lêda Maria, transmissão da final da Copa Feminina e muito mais


Crédito da foto: Assessoria de imprensa


A maior Copa do Mundo Feminina da história está terminando e no fim de semana em que o mundo vai conhecer a melhor seleção do planeta o Museu do Futebol e a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, promovem atrações para todas as idades, no sábado (19) e domingo (20). O que vale é reunir amigas, amigos e família e se jogar na programação. Por conta da Jornada do Patrimônio, o Museu do Futebol terá entrada gratuita nos dias 19 e 20 de agosto.


Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.


Abrindo o sábado tem a 9ª Jornada do Patrimônio, promovida pela Prefeitura de São Paulo, com um debate sobre futebol e política, que tem como um dos principais objetivos analisar como utilizou a ideia do futebol-arte como instrumento ideológico de propaganda do regime. O bate-papo acontece das 11h às 12h30, no auditório Armando Nogueira, com entrada gratuita.


No sábado à tarde, de 15 às 16h, tem a conversa Futebol na Praça da Sé: as origens do Trio de Ferro se encontram no Marco Zero, por Charles Miller, na Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB). As inscrições para este momento serão feitas no local, 30 minutos antes do evento e com capacidade máxima para 30 pessoas.


Durante grande parte do dia acontece o já tradicional Encontro de Colecionadores de Figurinhas, das 9h 30 às 15h30, na área externa do Museu do Futebol. Neste fim de semana tem também o Espaço Dente de Leite, de 10h30 às 16h, com atividades lúdicas que estimulam o brincar entre bebês e crianças de até 3 anos, suas famílias e seus cuidadores.


No domingo (20) o Museu do Futebol abre suas portas mais cedo, para receber o público que vai assistir à final da Copa do Mundo Feminina. Logo depois do apito final, às 9h 30, tem o bate-papo com a ex-atleta da Seleção Brasileira, Lêda Maria e lançamento da HQ "E a Boca do Luxo Entra em Campo", de Lu Castro e Lalo Sousa.


ÚLTIMAS SEMANAS DA EXPOSIÇÃO RAINHAS DE COPAS


E após participar das atividades ao ar livre, o público poderá conferir as últimas semanas da exposição Rainhas de Copas, que celebra e conta toda a trajetória do futebol feminino.


CHUTEIRA PARA TODAS


Que tal pegar aquela chuteira em bom estado e que você não está usando mais para beneficiar dois projetos sociais e um time de várzea que trabalham com mulheres na periferia de São Paulo? Visitantes que trouxerem um calçado para doar, ganham entrada grátis no Museu do Futebol.


PATROCINADORES E PARCEIROS


Museu do Futebol


Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.


É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.


PATROCÍCIO E PARCERIAS


A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda com Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus


Parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Rainhas de Copas fica em cartaz até 27 de agosto e conta com Patrocínio Máster do Banco Bmg, com Patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com Apoio da Farmacêutica EMS e do Mercado Livre – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.



Por assessoria de imprensa

bottom of page