top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Fundação Dorina Nowill para Cegos anuncia apoio ao esporte inclusivo em evento especial

O anúncio das parcerias com as entidades Naurú e CADEVI foi realizado nesta terça-feira, 02 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo




São Paulo, abril de 2024 – A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em reabilitação de pessoas cegas e com baixa visão, anuncia um marco significativo em sua história, em um esforço contínuo para promover a inclusão e o desenvolvimento de oportunidades para todos: Fundação Dorina Esporte. Esse é o primeiro passo da Fundação no apoio ao esporte inclusivo.


Em consonância com o Planejamento Estratégico da instituição e em ano de Paralimpíadas, a Fundação Dorina Nowill para Cegos anuncia suas primeiras parcerias ligadas ao esporte: a Naurú, voltada ao atletismo, e o CADEVI – Centro de Apoio ao Deficiente Visual, dedicado ao goalball.


"Estamos emocionados em dar este passo significativo em direção à inclusão no esporte. Esse lançamento representa não apenas um marco para a Fundação Dorina, mas também um compromisso renovado com a igualdade de oportunidades para pessoas cegas e com baixa visão. Queremos trabalhar em colaboração com as equipes Naurú e CADEVI para, juntos, promovermos uma cultura de diversidade e autonomia por meio do esporte", comenta Francisco H. Della Manna, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos.


A Fundação apoiará na continuidade do time de goalball masculino do CADEVI e na iniciação do atletismo da Naurú, que contará com equipe infantil e adulta. O treinamento, ao longo do ano, será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.


“Falar sobre esporte é falar sobre transformar vidas, e a união da Naurú e Dorina para esse projeto é essencial. Teremos iniciação ao atletismo para crianças, jovens e adultos, ou seja, vamos mostrar, juntas, que o esporte é, e sempre foi, para todas as pessoas e corpos”, fala Verônica Hipólito, medalhista paralímpica de atletismo e fundadora da equipe Naurú.


O anúncio do apoio, aconteceu nesta terça-feira, dia 02 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e já está entre os importantes marcos na trajetória da Fundação Dorina, destacando seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades no esporte. Também foram apresentados os novos uniformes, refletindo o compromisso com a identidade e a representação das equipes.


“Estamos certos de que, juntos, alcançaremos grandes resultados e faremos a diferença na vida de muitas pessoas. Que esta parceria seja benéfica, proveitosa e repleta de realizações para todos os envolvidos”, destaca Sandro Rodrigues, diretor presidente do CADEVI.


O evento contou com a presença do presidente do conselho da Fundação Dorina, Francisco H. Della Manna; do superintendente executivo, Alexandre Munck; da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo, Silvia Grecco, do chefe de gabinete, Flávio Fenólio; do vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson Nascimento; da fundadora da NAURÚ, Verônica Hipólito; do diretor presidente do CADEVI, Sandro Rodrigues; além de membros do conselho curador, colaboradores e parceiros da Fundação.




Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos


A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.


Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.


A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.



Mais informações sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos:



Maria Renaux - (11) 94164-6477


Sofia Camargo - (11) 97364-7449


Francini Pizzutto - (11) 98659-4510





Por assessoria de imprensa


Comments


bottom of page