top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

[GRATUITO] Semana da Educação Climática debate inovação, ativismo e infância nas escolas

Evento é gratuito e online e reúne educadores e especialistas de todo o país


Crédito da foto: Assessoria de imprensa


De 19 a 22 de setembro, acontece a Semana da Educação Climática, realizada pela Reconnecta em parceria com o Movimento Escolas Pelo Clima, que promete agitar o cenário educacional brasileiro com debates fundamentais sobre inovação, ativismo e o papel da infância nas escolas do país. O evento, integrante da Virada Sustentável, convida educadores, jovens, especialistas e o público em geral a explorar questões cruciais relacionadas ao futuro, sustentabilidade e diálogo. A programação é online e gratuita e o encerramento será presencial no Espaço Unibes Cultural, em São Paulo.


“É um convite para abrirmos juntos espaços de diálogos fundamentais, trocas e descobertas sobre essas e outras temáticas fundamentais à vida de todas e todos. Um espaço de aprendizado para nos debruçarmos sobre o tema Cultivando Futuros com Inovação e Sustentabilidade”, destaca Thatiana Passi, gerente de comunicação e projetos da Reconectta.


Inovação e sustentabilidade na rede pública: experiências de sucesso


No dia 19 de setembro, das 14h às 16h, um painel online vai trazer à tona o debate sobre como inovação e sustentabilidade se entrelaçam com o cenário educacional brasileiro, especialmente nas escolas públicas. O evento contará com a participação de Carla Moraes, Secretária Municipal de Morro Agudo (SP); Tânia Periotto, Secretária Municipal de Maringá (PA); e Janaínna Sousa, da Secretaria Estadual de Pernambuco. Será uma oportunidade única para refletir sobre como a educação pública pode ser mais inovadora e sustentável.


O Protagonismo da atual geração: ativistas climáticos?


No dia 20 de setembro, das 19h às 21h, um painel online reunirá jovens engajados para discutir o protagonismo da atual geração no ativismo climático. Líderes jovens, como Jahzara Ona (Fridays for Future); Paulo Galvã (Engajamundo); Ana Taborda (IFSP São Roque) e Clarissa Medeiros (IFCE Maracanaú), compartilharão suas experiências, desafios e estratégias para mobilizar cada vez mais pessoas em prol do meio ambiente.



Menos performance, mais comunidade: resgatando infâncias


No dia 21 de setembro, das 19h às 21h, também online, o foco será na infância e na importância de resgatar a conexão das crianças com a natureza. Pedro Fonseca (Rede Amparo); Dr. Daniel Becker e Elisa Nunardi (Infância sem Excesso) participarão de uma discussão sobre como abordar a questão climática na infância e o papel dos educadores, famílias e sociedade nesse processo.


Reimaginando presentes e futuros possíveis


No dia 22 de setembro, das 14h30 às 16h30, acontecerá um encontro presencial Espaço Unibes Cultural com transmissão ao vivo e online que vai explorar os desafios, tendências e oportunidades nas narrativas emergentes e futuras. Lu Bazanella (White Rabbit); Dani Arrais (Contente.vc); Lua Couto (Futuro Possível) e Carlos Nosé (FESA Group) trarão perspectivas inspiradoras sobre como a educação climática pode moldar novos horizontes e soluções para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.


A Semana da Educação Climática faz parte do Mês do Clima EpC e tem como objetivo reunir mil escolas signatárias na rede Escolas pelo Clima, uma iniciativa que já conta com mais de 600 instituições comprometidas com a educação climática no Brasil. É a oportunidade para conhecer de perto como a educação climática está transformando o país. As inscrições são gratuitas para participação online, e as vagas presenciais no Espaço Unibes Cultural são limitadas. Mais informações https://www.reconectta.com/sec2023


Informações à imprensa:


EfeMais Comunicação


Flávia Domingues - 21 98449-4041 - flavia@efemais.com




Por assessoria de imprensa

bottom of page