top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Mães de pacientes da UTI Neonatal participam de ensaio fotográfico no HRSP

A iniciativa emocionou mães, profissionais do HRSP e a fotógrafa responsável por eternizar esse momento antes do Dia das Mães

Mães da UTI Neonatal do HRSP participam de ensaio fotográfico em Marabá. Fotografia Nubia Suriane

O Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (14), motivou um ensaio fotográfico com mães que acompanham os filhos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional Público do Sudeste “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP), em Marabá, nesta quinta-feira (11 ). A iniciativa proporcionou um ambiente acolhedor e humanizado aos pacientes e familiares.


Fabiane de Jesus, 20 anos, moradora de Canaã dos Carajás, município do Sudeste, está há oito dias acompanhando o filho Eder Gael, encaminhado à UTI Neonatal devido a complicações no parto. A experiência de participar do ensaio fotográfico deixou Fabiane entusiasmada. "Eu simplesmente amei participar desse ensaio! Foi uma experiência que permanecerá para sempre gravada em meu coração. Foi incrível compartilhar esse momento com meu filho. Me senti valorizada e amada. Será o meu primeiro Dia das Mães", contou.


Gabriela Borges, 22 anos, moradora de Marabá, também disse ter ficado emocionada com o projeto de humanização. Ela acompanha seu filho, Leonardo Borges, na UTI Neonatal há mais de um mês. Prematuro, o bebê requer cuidados especiais. "O meu coração está cheio de gratidão por participar desse ensaio maravilhoso e sentir todo o cuidado e carinho da equipe da UTI Neonatal com o meu filho. Ele é o meu pequeno guerreiro, e está sendo tratado com amor e dedicação por esses profissionais maravilhosos. Isso me enche de esperança e felicidade", declarou.


Momentos afetivos- A sessão de fotos dos bebês prematuros foi acompanhada por profissionais do setor de Humanização do HRSP, e também pelas mães, pais e especialistas da UTI Neonatal, para garantir a segurança e o conforto dos bebês. A fotógrafa Núbia Suriane, responsável pelas imagens, expressou a satisfação em registrar os momentos afetivos marcantes dos bebês, que serão memórias duradouras para as famílias e os profissionais que participaram da ação.


"Fotografar esses bebês e suas mães na UTI foi uma experiência incrível e muito emocionante para mim. Fiquei extremamente feliz em poder proporcionar a elas um pouco de alegria e esperança através das minhas fotos. Espero que, ao olharem para essas imagens, elas possam sentir o amor e o carinho que estavam presentes naquele momento, e que elas saibam que não estão sozinhas nesta jornada", destacou a fotógrafa.


"Nós, como Secretaria de Saúde, temos o compromisso de não apenas fornecer tratamento médico de qualidade, mas também de oferecer suporte emocional e psicológico para aqueles que precisam. O ensaio fotográfico é uma prova do valor e do impacto que a humanização pode ter na assistência à saúde", ressaltou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.


Compromisso - O diretor Executivo do Hospital, Benjamin Ferreira, reforçou que a iniciativa visa criar um ambiente acolhedor, que promova bem-estar e contribua para a recuperação dos bebês internados. "A iniciativa só foi possível graças ao comprometimento dos nossos voluntários e da nossa equipe de Humanização, que diariamente desenvolvem projetos e ações voltadas aos pacientes", informou.


O Hospital Regional Público do Sudeste é o único da região a dispor de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para recém-nascidos, crianças e adolescentes. São nove leitos de UTI Neonatal, nove de UTI Pediátrica e 11 leitos de enfermaria de cuidados intermediários pediátricos.


O HRPS pertence ao Governo do Pará, e desde o último dia 15 de abril é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atua como referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.



Por assessoria de imprensa.

bottom of page