top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Maestro brasileiro leva orquestra californiana aos palcos de festivais de rock

Do erudito ao rock, para o regente Alan Anibal só existe um tipo de música, a boa música, que além de prêmios lhe rendeu convites para reger diversas orquestras pelo mundo

Crédito da foto: Assessoria de imprensa


À frente da Napa Valley Youth Symphony (NVYS) desde 2021, o Maestro brasileiro Alan Aníbal vem enriquecendo o repertório da orquestra formada por jovens músicos norte-americanos. Em recente apresentação no festival Bottle Rock na Califórnia, o regente e seus músicos abriram o line-up do dia com shows de Keanu Reeves , Duran Duran, Carly Rae Jepsen e Leon Bridges,com uma versão clássica de alguns dos hits da cantora Lizzo, principal atração do evento.


Porém, esta não é a primeira vez que o Maestro natural de São Bernardo do Campo, SP, conduz seus músicos para além do erudito. Em outras ocasiões Alan, que vive nos EUA há 11 anos, já utilizou a sonoridade dos instrumentos clássicos para reproduzir o heavy metal de Metallica e o rock n’ roll de Lenny Kravitz e Led Zeppelin. “Música erudita, clássica ou popular, para mim só existe um tipo de música, a boa música, porque se não for boa é barulho”, define o Mestre em Regência pelo Bard College, de Nova Iorque.


Apesar de trabalhar com diferentes gêneros musicais, Alan vai além e sem esquecer suas raízes. Através dele, a música brasileira também chega aos palcos do mundo e com destaque.


Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil em 2022, evento promovido pelo Consulado do Brasil em São Francisco, o Maestro Alan Anibal e a NVYS apresentaram em noite de Gala, músicas de compositores brasileiros que demonstram os laços culturais que se estabeleceram entre o Brasil e os EUA. Dentre as obras, a peça “Il Saluto del Brasile”, hino do renomado brasileiro Carlos Gomes que ele compôs para o centenário da independência americana e foi apresentado pela primeira vez na Filadélfia em 19 de julho de 1876.


No mesmo ano, outra obra do compositor Carlos Gomes também fora levada às mais famosas casas de concerto da Europa pelo Maestro. Pela primeira vez, a música Alvorada, da ópera “Lo Schiavo” (“O Escravo”) , foi regida em dois dos mais importantes palcos de música clássica do mundo, os teatros Rudolfinum em Praga e o Musikverein em Viena, e pelas mãos de um Maestro brasileiro.


Na ocasião, a orquestra foi premiada pela Music Celebrations International por sua “Excelente Performance” no Musikverein em Viena, assim como o prêmio de Excepcional Performance no Beethoven's Festival em Musikverein, em Viena na Áustria.


“Essa turnê da Napa Valley Youth Symphony na Europa foi uma rica oportunidade para os jovens musicistas compartilharem novas experiências. Em todas as performances em Leipzig, na Alemanha, em Praga, na República Tcheca e em Viena, na Áustria, fiz questão de apresentar a música Alvorada, uma forma de homenagear o nosso compositor de origem Afro-Brasileira e indígena, Carlos Gomes”, declara.


Sob a batuta do Maestro Anibal, Como Maestro convidado, regeu diversas orquestras pelo mundo, dentre elas a St. Petersburg Chamber Orchestra, na Rússia, Brooklyn Opera em Nova Iorque, Fremont Symphony e Festival Opera na Califórnia. No Brasil, regeu o concerto da Orquestra Experimental de Repertório do Teatro Municipal de São Paulo.


Estabelecida em 2002, a Napa Valley Youth Symphony se tornou um centro de formação de musicistas com idades entre 11 a 18 anos, contribuindo para a renovação do quadro de músicos nas melhores universidades dos Estados Unidos como Juilliard, Peabody e Berkeley. A NVYS oferece a jovens músicos oportunidades de crescimento pessoal e artístico por meio de apresentações desafiadoras em um ambiente profissional. Considerada “uma joia cultural” pelo então governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a orquestra jovem tem contribuído culturalmente para a comunidade da região de Napa Valley. Desde a pandemia de COVID-19, a NVYS se estabeleceu como a maior instituição de música clássica da região.



Por

Comments


bottom of page