top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Movimento Circular celebra três anos e alcança 2 milhões de pessoas no Brasil e exterior

Mês de aniversário terá uma série de ações dentro da campanha "Economia Circular: vamos construir, juntos, um novo mundo de oportunidades"


Crédito da foto: Assessoria de imprensa

Quase duas mil pessoas por dia, nos últimos três anos, se envolveram com a proposta de construir um novo mundo baseado na circularidade, dentro da premissa fundamental da natureza de que nada se perde e tudo se transforma. A economia circular, único caminho para evitar o esgotamento do planeta, é a aguerrida missão do Movimento Circular, que comemora em agosto três anos de trabalho com números expressivos. O curto período foi suficiente para impactar 2 milhões de pessoas interessadas em mudar os rumos da história para garantir vida de qualidade.


No mês de aniversário, o Movimento Circular promove uma série de atividades dentro da campanha “Economia Circular: vamos construir, juntos, um novo mundo de oportunidades”. A campanha busca impactar ainda mais pessoas sobre como a circularidade é positiva e revolucionária para todos, com benefícios ao ambiente, ao planeta, às pessoas e também à economia, criando novos negócios, gerando empregos e possibilitando inovações tecnológicas, entre outros.


O Movimento Circular é uma iniciativa multissetorial que reúne pessoas e organizações empenhadas em disseminar os conceitos e a prática da economia circular. A organização orienta sobre a transição da economia linear para a circularidade, usando como ferramentas educação e cultura, incentivando o desenvolvimento sustentável de novos processos, produtos e atitudes para uma sociedade sem desperdícios. A economia circular propõe otimizar o uso de recursos naturais com novas formas de produzir, consumir e descartar, baseada nos sete “R’s” da sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar.


Em três anos de missão, o Movimento Circular já ultrapassou a fronteira do Brasil e mobiliza parceiros e cidadãos de outros países, interessados em fazer parte dessa importante transformação. Pioneira da iniciativa, a Dow, empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários, com sede em Michigan, Estados Unidos, foi a primeira parceira e continua atuando no projeto. O Movimento Circular contabiliza hoje 2 milhões de pessoas impactadas, 275 mil acessos à plataforma em português, inglês e espanhol, 60 parcerias e 65 ações com parceiros, 2,4 mil inscritos na Circular Academy e 12 mil usuários dos recursos educacionais, entre outros números.



“Um novo mundo de oportunidades está se abrindo a partir da transição para a economia circular e isso vem ganhando força, percebida claramente na curta trajetória do Movimento Circular, a partir das nossas diferentes atividades. Hoje o Movimento já é uma plataforma de ação para o fomento da economia circular e está conquistando cada vez mais espaço”, afirma o coordenador do Movimento Circular, Vinicius Saraceni. Ele comemora que a associação está ampliando o alcance com o interesse das pessoas pela escola de economia circular, além da adesão de novos parceiros.



“Estamos sendo cada vez mais procurados por startups, organizações que querem acelerar a sua pauta pela circularidade, governos, entidades setoriais. O Movimento vem conseguindo se tornar um imã, um catalisador, uma voz importante e protagonista na agenda da circularidade”, comenta o coordenador. Segundo ele, o futuro do Movimento Circular está diretamente relacionado com o que se espera do futuro da economia circular. “É muito animador pensar nos próximos passos e ações do Movimento Circular. Ele conecta a agenda da economia circular com a sociedade em todos os segmentos, gerando um grande número de novas oportunidades para as pessoas, as organizações e o ambiente”, aponta.


Saraceni explica que o Movimento Circular tem a função de mobilizar, catalisar, acelerar e conectar os agentes e os elos do círculo que vão transformar a sociedade. “Temos que transformar o jeito de o mundo funcionar”, alega. De acordo com ele, o Movimento é uma plataforma de ação com parceiros, educadores e todos os interessados em tornar o mundo melhor. “Nossa proposta é levar o conhecimento para que todos tenham ciência do seu papel, da sua responsabilidade e consigam enxergar as oportunidades que surgem nesse novo mundo”, diz.




Colaboração para um futuro sustentável


Parceira pioneira no projeto de amplificar a sustentabilidade, a empresa Dow aponta que o Movimento Circular é uma grande rede para conectar instituições e empresas que também acreditam na economia circular, possibilitando colaborações significativas em benefício de um futuro mais sustentável. “Juntos, inspiramos a mudança e fortalecemos nossa jornada rumo à circularidade”, afirma a líder de Comunicações de Sustentabilidade para Embalagens e Plásticos Especiais da Dow na América Latina, Angela Montoya.


De acordo com Angela, a economia circular é uma poderosa oportunidade para transformar a forma de produzir e consumir, promovendo uma abordagem mais regenerativa e sustentável. “É uma jornada que nos convoca a repensar nossos padrões de consumo, a projetar produtos e embalagens com a reciclabilidade em mente e a encontrar soluções inovadoras para os desafios globais que enfrentamos. E é por meio da colaboração e do compartilhamento de conhecimento que seremos capazes de acelerar essa transformação”, alega


Dentro da proposta multissetorial do Movimento Circular, cada protagonista desempenha um papel fundamental na jornada de transição da economia linear para uma economia mais circular, defende Angela. Segundo ela, a partir da colaboração com o Movimento Circular, a Dow reafirma seu compromisso de liderar pelo exemplo, tornando a economia circular uma realidade tangível na empresa e inspirando outros a seguirem esse propósito. “Apoiamos nossos clientes para que se unam conosco nessa jornada rumo a um futuro mais sustentável”, explica.



A líder diz que a educação é uma ferramenta poderosa para a transformação e, ao apoiar o Movimento Circular, a empresa reforça a crença de que todos podem desempenhar um papel fundamental na transição para uma economia circular. Ela lembra que a plataforma oferece cursos gratuitos abertos a todos os interessados. “A Economia Circular não é apenas para um público limitado, mas para todos. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento sobre esse tema, mais impacto positivo poderemos gerar coletivamente”, afirma.


Entre as ações práticas propostas nessa parceria, segundo Angela, estão explorar novos modelos de produção, desenvolver embalagens projetadas para reciclabilidade, promover a reutilização e a reparação de produtos, encontrar maneiras inovadoras de reduzir o desperdício e o consumo excessivo. “Cada pequena ação conta e, ao nos unirmos como uma comunidade global comprometida com a sustentabilidade, podemos ser o motor dessa transformação”, diz.



Eventos


Para celebrar os três anos, o Movimento Circular criou uma programação especial. A Circular Experience terá ações mão na massa, imersão em economia circular e oportunidade de networking em duas edições, uma para professores, no dia 15 de agosto, e outra para parceiros, no dia 16 de agosto. A agenda inclui ainda a Webinar Circular Talks, para o público de língua espanhola, no dia 31 de agosto, com o tema “Design para Circularidade: Oportunidades para o ambiente, pessoas e negócios”.


A webinar em espanhol foi criada para envolver os parceiros internacionais na programação de aniversário do Movimento Circular. “Temos parceiros de diversos países e uma parte considerável é de língua espanhola. A webinar é uma forma de fazê-los presentes nesse momento de celebração de um novo ciclo do Movimento Circular”, afirma Saraceni.




Desafio Circular Internacional



Entre as novidades do terceiro ano do Movimento Circular está a nova edição do Desafio Circular, que este ano será internacional, com o tema “Repense e reinvente soluções por um mundo sem lixo”. O projeto educacional foi criado em 2020 para ampliar o conhecimento sobre economia circular dentro das escolas e a nova edição vai contar com participantes do



Brasil, Argentina, Colômbia e México. A participação é aberta a todas as escolas, alunos e professores interessados.



O Desafio Circular contribui para formar professores e estimular os alunos, principalmente do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e universitários, a desenvolver projetos e protótipos inovadores de iniciação científica, que oferecem soluções para um mundo sem lixo, reduzindo o uso de recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Os vencedores de cada país carimbam participação no Prêmio Por um Mundo Sem Lixo - Internacional, que vai escolher o melhor projeto latino-americano de economia circular.



Circular Academy


A Circular Academy também tem novidades este ano, com novos conteúdos, novos vídeos, visual renovado e com o certificado de Pessoa Multiplicadora. A academia oferece um curso gratuito para todos os interessados em economia circular, para que se tornem um agente de transformação por um mundo mais sustentável. O curso online “Introdução à Economia Circular” está disponível em português, espanhol e inglês, com duração aproximada de seis horas, divididas em sete módulos. A formação tem mais de 2.380 inscritos. A partir deste ano, quem concluir o curso vai receber o certificado de Pessoa Multiplicadora, com o compromisso de impulsionar ainda mais os impactos da circularidade.



Livro em espanhol


Este ano, no aniversário de três anos do Movimento Circular, o livro “A Fabulosa Jornada de Muti e os Libelautas”, lançado no Dia das Crianças do ano passado, vai ganhar uma edição em espanhol para ser distribuída no México. A obra apresenta, de forma divertida e inspiradora, conceitos básicos de cidadania e economia circular.



Movimento Circular - 3 anos


Programação



Circular Experience, exclusivo para parceiros e convidados


16 de agosto


13h30


Green Sampa, Rua Sumidouro, 500, Pinheiros, São Paulo


Circular Experience gratuito e aberto para professores do 9º ano do ensino fundamental, médio, técnico e superior, mediante inscrição


15 de agosto


13h30


Sede da Coopercaps, Rua das Bandeiras, 280, Jurubatuba, São Paulo




Webinar Circular Talks, para o público de língua espanhola



31 de agosto



Tema: Design para Circularidade: Oportunidades para o ambiente, pessoas e negócios




Números do Movimento Circular - 3 anos


✔2 milhões de pessoas impactadas


75% mulheres


25% homens


35% de 35 a 44 anos


27% de 45 a 54 anos


38% de outras idades


56% do Brasil


8% do México


7% da Argentina


5% da Colômbia


24% de outros países


✔265 mil acessos na plataforma em português, inglês e espanhol



✔2.400 inscrições na Circular Academy



✔12 mil usuários utilizam os recursos educacionais


✔60 parcerias



✔60 ações com parceiros


✔10 mil inscritos, 300 conteúdos publicados e mais de 1,2 milhão de usuários alcançados em um ano no Instagram em português e espanhol


Sobre o Movimento Circular


Criado em 2020, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da Economia Circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com o objetivo de informar as pessoas e instituições de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos, da inclusão e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes.

Instagram: @_movimentocircular


LinkedIn: company/movimento-circular/




Por assessoria de imprensa

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page