top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Museu do Futebol reabre em 12 de julho com entrada gratuita

Espaço oferecerá mais interatividade e diversão para todos os públicos; visitantes poderão conferir imagens e vídeos históricos, instalações, projeções e jogos; Os ingressos serão gratuitos no dia da reabertura e no fim de semana (12, 13 e 14 de julho)



Crédito: Divulgação


São Paulo, julho de 2024 – Renovado, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, reabre ao público em 12 de julho. Mais moderno e interativo, o espaço permanecerá em funcionamento de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até 17h. A fim de celebrar este momento, a entrada será gratuita para todos os públicos nos dias 12, 13 e 14. A retirada pode ser feita na bilheteria da instituição.


O Museu reabre após passar por mudanças significativas em todo o espaço. O propósito foi torná-lo ainda mais emocionante, moderno e lúdico para acompanhar as transformações no futebol e na sociedade, ocorridas desde a sua inauguração, há 16 anos. 


Algumas salas foram ampliadas, outras criadas ou substituídas. Novas instalações também passaram a ocupar os 6 mil metros quadrados do Museu. O projeto contemplou recursos de acessibilidade, com ampliação dos pisos, mapas e maquetes táteis e inserção de mais conteúdos em Libras. A partir da reformulação, o Museu abriu espaço para o futebol feminino e para tratar de temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e questões raciais dentro e fora de campo.


Essa é maior atualização já realizada pelo Museu desde a abertura, em 2008. A curadoria ficou por conta de Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas. A direção artística e o projeto expográfico são assinados por Daniela Thomas e Felipe Tassara e a comunicação visual por Jair de Souza.


O projeto recebeu investimento total de R$ 15,8 milhões da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, e por meio do patrocínio do Banco Bmg e do Grupo Globo; e apoio da Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, Mercado Livre, Farmacêutica EMS, Cabot e  Arkema - todas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 



SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL


Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros no país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. É um museu da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

O projeto de renovação é a primeira grande intervenção realizada no Museu nestes dezesseis anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos. Entre os destaques, estão a maior presença do futebol de mulheres e uma nova sala em homenagem a Pelé.

Nesses dezesseis anos de funcionamento, o Museu acumula quase cinco milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área.


SERVIÇO

Museu do Futebol

Abertura: 12/07

Horário: das 09h às 17h

Funcionamento: de terça a domingo

Ingressos gratuitos em 12, 13 e 14 de julho


Museu do Futebol – Comunicação

Renata Beltrão (coord.) | renata.beltrao@idbr.org.br | 11 99267 5447

Lívia Albernaz | livia.albernaz@idbr.org.br | 27 99957-0094

Assessoria de Imprensa

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Agência Galo

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube




Por Assessoria de Imprensa

Comentarios


bottom of page