top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Os benefícios do sono nos estudos

Especialista da Gama Ensino, Lorenzo Tessari, explica a importância da qualidade do sono no processo de aprendizagem


Crédito da foto: Arquivo pessoal



Espírito Santo, maio de 2023 - Como é sabido, enquanto dormimos o nosso cérebro realiza um ciclo de atividades, esse processo permite examinar e fortalecer as conexões sinápticas, que é quando a informação gerada por um neurônio é transmitida a outro. O sono é essencial para fixar a memória, pois é quando o cérebro analisa, e em sua maior parte armazena as informações processadas no dia a dia, na memória de longo prazo.


Para o Lorenzo Tessari, Chief Operating Officer (COO) da Gama Ensino, startup de tecnologia desenvolvedora de um algoritmo proprietário que identifica os gaps de aprendizado dos alunos para o direcionamento dos seus estudos, fatores como a insônia podem ter consequências negativas e duradouras no desenvolvimento da memória. "A qualidade de sono afeta a capacidade de retenção e recuperação de informações, além de levar à atrofia do hipocampo, região neuronal essencial para a formação da memória", esclarece Lorenzo.


Estudos indicam que a qualidade do sono é fundamental não apenas no campo do conhecimento, mas na vida dos indivíduos e estudantes como um todo. Portanto, é crucial dormir bem para que a nossa memória possa ser formada e consolidada de maneira eficaz. A falta do sono prejudica a retenção do que se aprende ou o que será aprendido.


Estudos indicam que uma higiene do sono é fundamental para melhorar essa necessidade fisiológica do nosso corpo, por isso, o Lorenzo listou e compartilha recomendações para melhorar a qualidade do sono, como:


  • Após às 15 horas evitar bebidas e alimentos que tenham cafeína em sua composição;

  • No período da noite optar por uma refeição leve, pouco gordurosa e em pouca quantidade;

  • Ao despertar, se exponha a luz natural;

  • Para aqueles com dificuldades em dormir à noite evitar cochilos durante o dia ou no período da tarde;

  • Três horas antes de dormir, evitar estudar ou trabalhar;

  • Ao acordar durante à noite não buscar pelo celular ou relógio;

  • Estabelecer uma rotina ou um horário para acordar, incluindo aos fins de semana.

  • Ainda segundo Tessari, o processo de aprendizagem envolve muitos fatores, logo estabelecer uma estratégia de estudos aliado a uma rotina saudável com cuidados a saúde física e mental, podem ajudar os estudantes na conquista de seus objetivos. Além disso, espera-se um melhor resultado em reter conhecimento bem como colocá-lo em prática quando necessário seja na sala de aula ou nos exames e concursos.


Gama Ensino


A Gama Ensino é uma startup de tecnologia desenvolvedora de um algoritmo proprietário que identifica os gaps de aprendizado dos alunos para o direcionamento dos seus estudos. A tecnologia desenvolvida pela edtech é a base de Inteligência Artificial (IA). Com o desenvolvimento de uma tecnologia adaptativa que pode ser aplicada a qualquer área da educação, é capaz de identificar as lacunas de cada aluno e com isso montaram uma trilha personalizada para preencher buracos causados pelos ensinos massificados. Com isso, a Gama fraciona os objetivos pedagógicos, organizando-os numa espécie de teia e adicionando o algoritmo da empresa, através da tecnologia, sendo possível escalar e ao mesmo tempo personalizar a educação, elevando os alunos ao seu máximo potencial. Mais informações no site: https://gamaensino.com/



Gama Pré-Vestibular


A Gama Pré-Vestibular é um curso preparatório, com aulas online ao vivo. Utiliza a tecnologia desenvolvida pela Gama Ensino com base em Inteligência Artificial, para gerar uma jornada personalizada para cada aluno, o que direciona o estudo e eleva seus resultados. A tecnologia permite personalizar a grade curricular do aluno, entendendo seus pontos fortes e fracos, para aumentar o rendimento nas provas e as chances de aprovação. O resultado é uma taxa de aprovação de 80%, sendo que 60% desses alunos passam em uma Universidade Federal. Além das aulas e da grade curricular personalizada, ainda conta com uma plataforma, com ferramentas que auxiliam o aluno durante sua jornada em ano de vestibular. Mais informações no site: gamaprevest.com




Por assessoria de imprensa

bottom of page