top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Pais devem incentivar e participar da saúde bucal dos filhos

CROSP destaca a importância de o pai cumprir seu papel na orientação às crianças


Crédito da foto: Assessoria de imprensa


Pequenos e grandes cuidados marcam o papel e a missão dos pais. A atenção e orientação com a saúde bucal dos filhos também fazem parte dessa relação. Aproveitando a chegada do Dia dos Pais, e com o objetivo de auxilia-los nessa tarefa tão importante, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) elenca algumas informações que ajudarão os papais a compartilharem informações importantes sobre os cuidados necessários com a saúde bucal com seus filhos.


De acordo com os membros da Câmara Técnica de Odontopediatria do CROSP, os Odontopediatras sempre contam com a ajuda da família no processo de cuidar da higiene bucal e saúde das crianças. “O auxílio e o incentivo à saúde bucal dos filhos também são um papel desempenhado pelos pais”.


De acordo com os especialistas, os pais podem e devem motivar as crianças diariamente, realizando sua escovação regular e chamando a atenção delas para fazer o mesmo. Isso porque os pequenos que sempre se espelham neles. “A mamãe, a vovó ou a babá conferiram a escovação durante o dia? À noite pode ser a vez do papai, pois auxiliar os pequenos na última escovação do dia também é uma estratégia. Dessa forma, o papai pode se encarregar de dar o brilho final.”


Os especialistas enfatizam que a saúde bucal deve ser incentivada em todo o tempo, estabelecendo horários regulares para a alimentação ou, por exemplo, no supermercado, no momento das escolhas por menor quantidade de alimentos cariogênicos (alimentos que contribuem diretamente para a formação de cárie) ou, ainda, auxiliando na escolha de uma boa escova macia e um creme dental fluoretado. “Para isso, é importante, claro, que os pais ou responsáveis tenham sempre uma informação prévia obtida com o Odontopediatra, que certamente está à disposição para esclarecer dúvidas que vão desde a forma correta de ensinar as crianças a efetuarem a escovação até os dispositivos mais adequados para cada pequeno”.


Os Odontopediatras lembram que, além de orientar, é sempre importante explicar às crianças o porquê de uma boa saúde bucal!


Além disso, e o mais importante, é levar as crianças logo cedo ao Cirurgião-Dentista, assim que surge o primeiro dentinho. Lembre-se que consultas regulares ao Cirurgião-Dentista são importantes para prevenção e limpezas periódicas. E isso é algo que depende totalmente dos pais e mães, afinal a criança não irá sozinha ao consultório.



Sobre o CROSP


O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 140 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.


Mais informações: www.crosp.org.br




Por assessoria de imprensa

Comentários


bottom of page