top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Pela primeira vez, concurso da Marinha para Fuzileiro Naval 2024 terá vagas para mulheres

A prova será realizada no próximo dia 9 de maio e conta com mais de 1200 vagas, divididas em duas turmas e com salário de R$ 1.303,90 durante o curso

Crédito da foto: divulgação.

O mês de maio se inicia em conjunto com a primeira etapa de alguns dos processos seletivos dos principais concursos militares anuais. O principal deles é para o Fuzileiro Naval que, pela primeira vez na história, irá contar com a abertura de vagas femininas para 2024. Ao todo, serão 1230 vagas para aqueles que buscam se juntar ao Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), uma força composta por militares voluntários, que passam por um rigoroso processo de seleção e treinamento no combate em ambiente terrestre, marinho e aéreo.


Segundo a Marinha do Brasil, mais de 5 mil mulheres já se inscreveram para o certame. Ao todo são 96 vagas para o sexo feminino, distribuídas em duas turmas de 48, fazendo com que a relação candidato/vaga para mulheres fique em torno de 52,08/1.


Para auxiliar os concurseiros na preparação para essa primeira etapa, o Estratégia Militares, curso preparatório para concursos na área militar criado pelo grupo educacional Estratégia, oferece uma estrutura personalizada e um material direcionado para atender aos futuros alunos do Ensino Militar de Fuzileiro Naval.


Além disso, o Estratégia Militar oferece dicas de estudo, de como se preparar para o exame e aulões gratuitos em suas redes sociais. O professor e especialista em concursos militares, Ismael Santos, listou algumas orientações a serem seguidas no dia a dia em preparativos para o exame: A primeira delas é fazer um planejamento dos estudos. “A ideia do ciclo de estudos, com a alternância de matérias, é extremamente benéfica para a fixação do conteúdo. Estar atento também à criação de uma rotina diária, com o acompanhamento de conteúdo estudado e quantidade de exercícios resolvidos por dia, além do desempenho neles, é importantíssimo e ajudará o concurseiro a ter mais foco durante a sua preparação e um controle da sua evolução em relação aos tópicos do edital”, explica Ismael Santos. O planejamento de estudos precisa ser dinâmico, deve evoluir e estar sujeito a ajustes e melhorias constantes, a depender do tempo até a prova e do nível de conhecimento do aluno.


Também é importante manter o conhecimento fresco na cabeça. Para isso, é fundamental que o concurseiro tenha contato semanal com todas as disciplinas que estarão na prova. “Nas disciplinas que possui mais facilidade, pode alocar uma carga menor. Por outro lado, nas matérias que envolvam maior complexidade ou que possuam um peso maior na prova, certamente precisará de uma alocação mais relevante de carga horária”, completa.


Segundo o especialista, dedicar-se aos estudos e estar bem preparado para a realização da prova são fatores que levam o concurseiro até a classificação no concurso, mas é fundamental intercalar a maratona de estudos com pausas. “Por exemplo: estudar 50 minutos, seguidos de 10 minutos de descanso. Cada pessoa precisa saber adaptar as pausas de maneira saudável à sua rotina de estudos”, ressalta.


Para ajudar quem deseja se preparar para o processo do Concurso de Fuzileiro Naval 2024, o Estratégia Militares também oferece um material totalmente voltado para as provas. O pacote conta com cursos completos, Livros Digitais Interativos (LDI), por meio da Operação Fuzileiro FN 2024, vídeos e PDFs com teoria e questões comentadas, que podem ser utilizados por alunos de qualquer nível, além de simulados de nivelamento e simulados com questões inéditas, todos resolvidos por escrito e corrigidos em vídeo. Os candidatos podem conferir todas as informações no link do pacote de estudos no portal do Estratégia Militares.

“Todos os materiais oferecidos pelo Estratégia são completos e disponibilizados depois de uma análise minuciosa de questões aplicadas em provas anteriores. A principal missão da plataforma é auxiliar os alunos a conquistarem seus objetivos, alcançarem as notas para ingressar na vida pública e poderem se preparar para que isso possa acontecer”, finaliza Ismael Santos, professor e coordenador do Estratégia Militares.


No CFN 2024, os candidatos a semestres diferentes seguirão o mesmo calendário de avaliação até a Prova Escrita. As demais fases poderão ter datas diferentes para os candidatos da Turma I e da Turma II, sendo 615 vagas para cada turma. Para mais informações sobre o concurso, acesse o link.


Sobre o Estratégia Principal grupo educacional especialista em provas complexas no Brasil, o Estratégia é a maior referência em cursos preparatórios online para concursos públicos, escolas militares, OAB, vestibulares e residência médica. Com sede em São Paulo, filial em Brasília e estúdios espalhados em todas as regiões do país, os valores do Estratégia são pautados no cuidado, respeito e reconhecimento de seus colaboradores, professores e alunos.



Por assessoria de imprensa.


bottom of page