top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Pesquisa da Fujitsu revela que 43% das empresas ainda não possuem iniciativas ESG

Estudo com 1.800 executivos de nove países mostra que apenas 8% das organizações são verdadeiros líderes em sustentabilidade


Crédito da foto: Assessoria de imprensa

São Paulo, agosto de 2023 – Pesquisa Fujitsu, empresa japonesa líder em tecnologia da informação e comunicação (TIC), revela que 43% das empresas ainda não possuem iniciativas ESG implementadas. Estes dados estão no Future Insights Global Sustainability Transformation Survey Report 2023, destacando os resultados de um estudo com 1.800 executivos e principais tomadores de decisão em nove países, com o objetivo de entender o status atual e as tendências globais em torno da Transformação da Sustentabilidade¹.


Em colaboração com a Oxford Economics, esta é sétima pesquisa que explora o status atual da Transformação da Sustentabilidade, incluindo como a transformação digital contribui para o alcance das metas de sustentabilidade. Com base nos resultados, a Fujitsu identificou quatro principais fatores de sucesso para a transformação da sustentabilidade, o estado da transformação da sustentabilidade liderada pela indústria digital e as perspetivas para a implementação da tecnologia entre 2025 e 2030.


“Mesmo com muito caminho para ser andado, vemos com bons olhos o estudo e notamos importantes avanços. A pesquisa revelou que os líderes de sustentabilidade estão impulsionando ativamente a transformação digital e têm altas capacidades organizacionais em tecnologia digital. Por exemplo, 84% dos líderes de sustentabilidade têm funcionários com as habilidades necessárias para a transformação digital e 79% dos líderes usam metodologias progressivas como o desenvolvimento ágil. Além disso, 78% estão transformando seus processos de negócios usando dados e tecnologias digitais”, afirma Jun Ueda, CEO da Fujitsu do Brasil.


O estudo mostra que apenas 8% das organizações são verdadeiros líderes em sustentabilidade. São empresas que estão desenvolvendo capacidade organizacional, implementando estratégias e entregando resultados para a realização da transformação da sustentabilidade. Embora muitos líderes empresariais considerem importante a transformação para uma organização que agrega valor ao meio ambiente e à sociedade, eles acreditam que a complexidade e a enormidade dos desafios envolvidos tornam essa transformação difícil de alcançar.


Confira os principais resultados da pesquisa que revela que muitas organizações acabaram de iniciar sua jornada completa em direção à transformação da sustentabilidade. Confira as principais destaques do estudo:

  • 22% estão implementando estratégias de sustentabilidade e aumentando sua maturidade no tema;

  • 27% pensam em estratégias e estão iniciando implementações;

  • 43% ESG é parte das atividades do setor de responsabilidade social ou estão estabelecendo sustentabilidade como visão de negócio;

  • 89% dos líderes de sustentabilidade desenvolvem, aprimoram ou encerram novos negócios com base em seu propósito. Por outro lado, apenas 45% dos não líderes estão engajados na gestão de negócios com propósito;


Além disso, o estudo também confirmou que cerca de 80% dos líderes de sustentabilidade acreditam que as cinco dimensões principais de automação, experiência, inovação, resiliência e confiança são cruciais para a transformação da sustentabilidade liderada pelo digital. Ele também explora o status da transformação da sustentabilidade nessas cinco dimensões por setor e as perspectivas de implementação de tecnologia entre 2025 e 2030. Por exemplo, cerca de dois terços dos entrevistados já implementam Inteligência Artificial para automatizar tarefas e melhorar a produtividade e a experiência dos funcionários, enquanto 42 % esperam que mais da metade de todas as tarefas de negócios em sua organização sejam realizadas por meio da colaboração entre pessoas e IA até 2030.


Visão geral da pesquisa:


Período: janeiro de 2023

Países pesquisados: Austrália, China, França, Alemanha, Japão, Cingapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos;

Entrevistados: executivos e principais tomadores de decisão em organizações com 500 ou mais funcionários e vendas de 10 bilhões de ienes ou mais no ano fiscal anterior (uma resposta por organização).

Faça o download do Fujitsu Future Insights Global Sustainability Transformation Survey Report 2023


[1] Transformação da sustentabilidade: Transformação da sustentabilidade significa transformar os negócios para trazer mudanças positivas em nosso meio ambiente, sociedade e economias. Os exemplos incluem a redução do uso de energia e das emissões de CO2 por meio de monitoramento contínuo e a redução de resíduos por meio da implementação de rastreabilidade de ponta a ponta.


Sobre a Fujitsu


A Fujitsu é a empresa japonesa líder em tecnologia da informação e comunicação (TIC), oferecendo uma gama completa de produtos, soluções e serviços de tecnologia. Aproximadamente 126.000 funcionários da Fujitsu atendem clientes em mais de 100 países. Usamos nossa experiência e o poder das TIC para moldar o futuro da sociedade com nossos clientes. Fujitsu Limited (TSE: 6702) relatou receitas consolidadas de 3,6 trilhões de ienes (US $ 34 bilhões) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2021.


Para obter mais informações, consulte https://www.fujitsu.com/




Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page