top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Relatório de habilidades globais da Coursera 2024: Brasil é classificado como o país mais qualificado da América Latina e do Caribe

Alunos que estudam em português representam aumento latino-americano nas matrículas GenAI diante da radical disrupção tecnológica



Crédito: Divulgação


São Paulo, junho de 2024 - Respondendo ao aumento incessante da IA generativa, da transformação digital e da automação, os alunos brasileiros estão demonstrando uma disposição excepcional para se desenvolver para o mercado de trabalho digital e adquirir habilidades de GenAI e altos níveis de proficiência em tecnologia e ciência de dados.

O Relatório de Habilidades Globais 2024 , divulgado hoje pela plataforma de aprendizagem online Coursera, classifica o Brasil como o país mais qualificado da América Latina e do Caribe. O país também está entre os 20 principais países em termos de proficiência geral em competências, demonstrando que os alunos do país estão bem preparados para prosperar face à disrupção digital.


Os alunos brasileiros registraram um aumento de 1.079% nas matrículas em cursos de IA generativa na plataforma Coursera, impulsionados por cursos populares como  Engenharia Prompt para ChatGPT, (Vanderbilt University), Introdução à IA Generativa (Google Cloud), IA Generativa com modelos de Linguagem Grandes  (AWS) e DeepLearning.AI), IA Generativa para Todos ( (DeepLearning.AI) e Análise Avançada de Dados do ChatGPT  Vanderbilt. 


Com grande oferta de carreiras como engenheiro de segurança em nuvem e engenheiro de aprendizado de máquina e quase 70% dos contratantes reportam dificuldades de contratação por conta de uma lacuna de competências , as iniciativas de melhoria de competências são cruciais. Essa ênfase na proficiência digital é essencial para preencher o gap de ofertas educacionais atuais e as necessidades em evolução do mercado de trabalho, preparando a força de trabalho do Brasil para a economia futura.


O relatório anual se baseia em insights de mais de 148 milhões de alunos e 7 mil parceiros institucionais na plataforma Coursera para identificar tendências regionais e nacionais em torno da proficiência em competências e oportunidades. No Brasil, os alunos estão se concentrando em obter uma combinação essencial de habilidades digitais e humanas, incluindo Colaboração, Adaptabilidade, Design Gráfico, Negociação, Análise de Pessoas e Linguagens de Programação.


“A ascensão da IA generativa sublinha a necessidade premente de estratégias novas e inovadoras para construir uma força de trabalho competitiva, com dois terços dos empregos expostos a algum grau de automação”, diz Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera. Para empresas, governos e instituições acadêmicas brasileiras à medida que respondem a perturbações sem precedentes e contribuem para um futuro em que o acesso à aprendizagem de alta qualidade capacita todos."


Descobertas-chave no Brasil


  • O Brasil ocupa o primeiro lugar no relatório de competências globais deste ano na América Latina, seguido por Chile, Uruguai, Peru, México e Colômbia. As pontuações de negócios individuais (66%), tecnologia (85%) e ciência de dados (85%) do Brasil lideram regionalmente, enquanto México tem 54%/77%/81%, Chile, 66%/74%/83 %, e Colômbia, 50%/73%/79%. O Brasil também compete com nações que ocupam as primeiras colocações, como Coreia (16º), Noruega (17º) e Finlândia (18º).


  • Os alunos no Brasil obtiveram a segunda maior pontuação em Tecnologia na América Latina e no Caribe. As principais habilidades tecnológicas alcançadas pelos alunos brasileiros na Coursera, no último ano, incluem formação como Engenharia de Software, Programação de Computadores e Computação em Nuvem. O Brasil implementou uma Estratégia de Transformação Digital (E-digital), que estabelece objetivos fundamentais, incluindo a promoção da inclusão digital, o fortalecimento da segurança cibernética, a expansão do acesso à internet e o incentivo ao empreendedorismo tecnológico. Visa também digitalizar os serviços públicos, promover a educação digital e fomentar a inovação em setores-chave da economia. Isso demonstra a ambição e irá se basear no forte desempenho do país em tecnologia e no elevado número de matrículas GenAI.



  • O Brasil alcançou a quarta maior pontuação de Negócios na América Latina e no Caribe e a décima no mundo. É encorajador que os alunos brasileiros estejam respondendo priorizando habilidades empresariais essenciais, como Adaptabilidade e Negociação.


  • Os alunos da América Latina e do Caribe demonstram um forte compromisso com a preparação para a IA, com o número de matrículas nos cursos GenAI aumentando 882% ano após ano (aumento de 1.079% no Brasil). Os alunos se concentram em habilidades tecnológicas emergentes, preparando-se para funções como engenheiro de machine learning e engenheiro de segurança em nuvem.


  • O Brasil está muito próximo de alcançar a paridade de gênero em aprendizagem on-line. 49% dos alunos brasileiros na plataforma Coursera são mulheres, proporção superior à média global (46%)



O Estado do Espírito Santo firmou parceria com a Coursera para lançar um programa de desenvolvimento de força de trabalho para cidadãos, funcionários públicos e professores estaduais. O objetivo é acelerar a transformação digital, aumentar a produtividade governamental e dotar os cidadãos de competências para aumentar a empregabilidade e o rendimento. Patrocinadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, as formações incluem tecnologia e programação, gestão de projetos, liderança, inovação e sustentabilidade.

Para se candidatar aos cursos, é necessário ter idade mínima de 16 anos, completos na data do início do curso, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na internet.


“Num cenário global cada vez mais competitivo, o Espírito Santo se destaca ao investir na qualificação de seus cidadãos por meio do Qualificar ES – Programa de Formação Avançada”, afirmou Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo. “Este programa, que dá acesso à Coursera, demonstra nosso compromisso com educação de qualidade, inovação e empreendedorismo. Com parcerias estratégicas e forte apoio, estamos criando oportunidades para que nossos jovens e profissionais se especializem, inovem e contribuam para o desenvolvimento sustentável do estado. "


“É com grande satisfação que anunciamos o significativo impacto do Qualificar ES – Programa de Formação Avançada. Desde 2022, o programa já registou mais de 33 mil inscritos, emitiu mais de 6 mil certificados e alcançou mais de 62 mil horas de aprendizagem.”  afirmou Bruno Lamas, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional “Esta iniciativa fortalece a formação de alto nível e incentiva a inovação tecnológica, preparando nossos talentos para os desafios globais e contribuindo significativamente para o progresso econômico e social do Espírito Santo”.



Descobertas- chave no mundo:



  • A alfabetização em IA surge como um imperativo global na esteira do ChatGPT. As inscrições em cursos GenAI na Coursera aumentaram 1.060% globalmente no ano passado, à medida que os alunos buscavam habilidades básicas de IA e se matricularam em cursos como “Engenharia Prompt ao ChatGPT” da Vanderbilt University e “Introdução à IA Generativa” do Google Cloud.


  • A lacuna de competências digitais persiste num mercado de trabalho em rápida evolução -- 9 em cada 10 empregos exigem agora pelo menos algum nível de proficiência digital. Apesar desta necessidade, ainda há uma grande lacuna entre as expectativas dos contratantes e as competências dos funcionários neste domínio. 70% das empresas europeias consideram a falta de competências digitais um grande obstáculo ao investimento, sendo que 40% dos adultos não possuem nem mesmo habilidades digitais básicas. 


  • As microcredenciais continuam a preparar os alunos para empregos digitais mais procurados. Os alunos recorrem cada vez mais às microcredenciais da indústria, incluindo Certificados Profissionais, para adquirir competências digitais essenciais para o mercado de trabalho. Com 60% dos  profissionais com necessidade de reconversão profissional até 2027, percursos de aprendizagem acessíveis se tornam mais prementes do que nunca. Os alunos da Coursera estão se inscrevendo em cursos para obter Certificados Profissionais relevantes que os prepararem para funções exigidas, como analistas de dados, gerentes de projeto e profissionais de TI.



Com mais de 148 milhões de alunos, 7 mil instituições e 7.100 cursos das 325 principais universidades e parceiros do mundo, a Coursera possui um dos maiores conjuntos de dados para identificar e medir tendências de competências. No Relatório Global de Competências, 109 países estão presentes, com classificações percentuais atribuídas a cada proficiência em competências. Um país que apresenta 100% de proficiência em competências fica no topo, enquanto um país com 0% fica em último lugar.

Atualmente, a Coursera apoia o desenvolvimento de habilidades de 5,8 milhões de alunos no Brasil, que se inscreveram em mais de 7,7 milhões de cursos e registraram  5.4 milhões de horas de aprendizagem, desde outubro de 2021. Para capacitar ainda mais os alunos brasileiros para adquirir as habilidades mais exigidas para a economia moderna, a Coursera recentemente aproveitou a tradução em machine learning em grande escala para traduzir mais de 4.700 de seus cursos para o português falado no Brasil.

Baixe o relatório regional sobre a América Latina em português aqui



Sobre a Coursera


A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. É agora uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, com 148 milhões de alunos inscritos até 31 de março de 2024. A Coursera faz parceria com mais de 325 universidades e parceiros líderes da indústria para oferecer um amplo catálogo de conteúdo e credenciais, incluindo cursos, especializações, certificados profissionais, projetos orientados, bacharelado e mestrado. Instituições em todo o mundo usam a Coursera para aprimorar e requalificar seus funcionários, cidadãos e estudantes em áreas como ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera se tornou uma empresa de utilidade pública de Delaware e uma B Corp em fevereiro de 2021.



Por Assessoria de Imprensa

Comments


bottom of page