top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Salvador Nogueira explica o que há fora do Sistema Solar em novo livro

Especialista em Astronomia revela como cientistas descobrem planetas e reflete sobre as possibilidades de vida em galáxias distantes





A noção de incontáveis planetas ao redor das estrelas desperta a possibilidade de não estarmos sozinhos a contemplar a vastidão do Universo. Salvador Nogueira, jornalista referência em divulgação científica especializado em Astronomia, acredita que existe muito a se explorar no cosmos, a começar pela própria origem. Autor de mais de uma dezena de livros sobre o assunto, ele assina agora o lançamento Exoplanetas, publicação do selo Edições 70 da editora Almedina Brasil.


A obra explora a aventura intelectual e científica da busca pelos planetas localizados fora do Sistema Solar, das primeiras especulações às várias técnicas de detecção e caracterização desses elusivos objetos cósmicos. O autor também mostra como esse campo efervescente da astronomia pode culminar com respostas a perguntas intrigantes sobre as chances de encontrarmos vida em outro canto do mundo.


A jornada pela ciência dos exoplanetas inicia pela mãe de todas as perguntas: como o Universo, nascido de um big bang, chegou a um estado capaz de produzir sistemas equivalentes ao solar? Salvador trata da origem do cosmos e o caminho até o surgimento da vida, e explica a trajetória intelectual do último meio milênio para entender sua natureza heliocêntrica.


O autor explora, ainda, a formação dos planetas e como as diferentes arquiteturas possíveis emergem nos mais variados sistemas planetários. Mostra também os esforços dos astrônomos em caracterizar de forma mais detalhada mais de 5 mil objetos análogos aos que orbitam o Sol já descobertos para além de parâmetros elementares, como o tempo que levam para dar uma volta ao redor de sua estrela ou seu tamanho. Salvador dá um spoiler sobre o que podemos esperar, em termos de descobertas e revelações, nas próximas décadas.


“Em nosso Sistema Solar, nenhum planeta é exatamente igual ao outro, embora guardem certas similaridades entre si. Diversidade ainda maior nos aguarda no terreno dos mundos extrassolares, o que torna seu estudo ainda mais fascinante e desafiador”, garante o especialista. Desde 1995, os astrônomos já descobriram milhares de planetas fora do Sistema Solar, sejam exemplares mais exóticos, sem igual em nosso quintal cósmico, até os mais familiares, frequentemente festejados como “o mais parecido com a Terra já visto”.


Mas, o que isso realmente quer dizer? Há mesmo outras Terras por aí? E o que tais descobertas ensinam sobre o planeta habitado pelos humanos e suas origens? Em Exoplanetas, parte da coleção MyNews Explica!, fruto da parceria entre a editora Almedina Brasil e o MyNews, veículo de jornalismo independente brasileiro, o leitor encontrará a porta de entrada para chegar a essas respostas e irá passear por descobertas empolgantes sobre o que há lá fora.


--


Ficha técnica


Livro: MyNews Explica! Exoplanetas

Autor: Salvador Nogueira

Editora: Almedina Brasil

ISBN: 9786554271899

Páginas: 180

Formato: 20x13x0,9

Preço: R$ 49,00

Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon


Sobre o autor


Salvador Nogueira é jornalista referência em divulgação científica especializado em Astronomia. Colunista do Jornal Folha de S. Paulo, é autor de livros como “Extraterrestres: Onde Eles Estão e Como a Ciência Tenta Encontrá-los” e “Einstein: Para Entender de uma Vez”.


Redes sociais do autor


Twitter


Sobre a editora


Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.


Conheça as redes sociais da editora


Instagram - Almedina Brasil https://www.instagram.com/almedinabrasil/

Instagram - Almedina Jurídico https://www.instagram.com/almedinajuridico/





Por assessoria de imprensa


bottom of page