top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Sentimentos que se manifestam a cada estação

Em obra infantojuvenil, Caroline Grings explora o lúdico para tratar de resiliência, empatia e a formação de vínculos que dão significado à vida



crédito da foto: assessoria de imprensa

A estreia de Caroline Grings na literatura leva às estantes infantojuvenis uma bonita e profunda história sobre empatia, resiliência e aceitação. A troca de estação é um convite à introspecção e reflexão a respeito da jornada humana na Terra, os caminhos que as pessoas percorrem e como as relações feitas ao longo da vida moldam cada existência.

No enredo, a jovem Elena percorre diariamente um caminho simbólico, em representação à jornada da vida. Em algumas dessas andanças, depara-se com Maria, uma criança solitária e com sinais de abandono da avó que, vez ou outra, a acompanhava. Quando a mulher se aproxima da menina, a idosa, cansada e preocupada com o trabalho, vê a oportunidade de passar os cuidados da pequena à jovem, pois pensou que outra pessoa poderia fazê-los melhor.

É assim que se inicia uma bela jornada: Elena adota Maria e a ensina sobre questões práticas e emocionais, como a troca de estações – em analogia às fases da vida, o passar do tempo e as mudanças que o acompanham. O vínculo de afeto entre elas dá um novo significado ao caminho que juntas percorrem, já que o amor e a atenção de uma pessoa impactam positivamente no existir da outra.

— Bem, Maria... eu ando todos os dias por aqui. Você gostaria de fazero caminho comigo algumas vezes? Maria fez que sim com a cabeça.A moça estendeu a mão, Maria a pegou. Seguiram de mãos dadaspelo caminho. (A troca de estação, pág. 22)

As ilustrações da catarinense Vanessa Martinelli dão ainda mais destaque e ludicidade à abstração da história que é carregada de simbologias. A autora sugere, por exemplo, que a menina seja a personificação da infância da protagonista; a jovem revisita o passado para ressignificar cicatrizes e amparar a criança interior.

A troca de estação tem ainda o propósito de criar uma ponte emocional entre gerações, incentivando momentos de interação, leitura e reflexão em conjunto entre responsáveis e crianças. A mensagem central da autora é clara: enquanto houver vida e empatia, haverá oportunidades de crescimento, reinvenção e amor.



FICHA TÉCNICA


Título: A troca de estação

Autor: Caroline Grings

ISBN: 978-6558724971

Páginas: 36

Formato: 20 x 20 cm

Preço: R$ 50,00

Onde comprar: Amazon



Sobre a autora: Caroline Grings é gaúcha em transição de carreira para a Psicologia. Mestre em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e prestes a se formar psicóloga, hoje atua com atendimentos em uma clínica-escola; mas antes disso se dedicou à carreira de cirurgiã-dentista por 11 anos.

Motivada pelo conhecimento, amor à natureza e à humanidade, Caroline mergulhou no universo da Psicologia e se tornou uma estudante e pesquisadora incessante da área. A troca de estação é seu livro infantojuvenil de estreia e foi escrito por meio de conceitos da área unidos ao lúdico para falar sobre vínculos ao longo do desenvolvimento humano. 


Instagram da autora: @carolinegrings 




Por assessoria de imprensa

コメント


bottom of page