top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Sesc São Paulo comemora 60 anos do Trabalho Social com Pessoa Idosa e lança novo episódio do podcast

O segundo episódio, já disponível, aborda como os avanços da gerontecnologia podem ajudar no processo de envelhecimento




Estreia hoje, dia 18 de outubro, o novo episódio do podcast "Curso da Vida", uma iniciativa do Sesc São Paulo para debater questões da vida pela ótica do envelhecimento. No segundo episódio, já disponível nos serviços de streaming de áudio, os jornalistas Renan Sukevicius e Juliana Dantas discutem o tema “O que é gerontecnologia?”. O termo, que une gerontologia e tecnologia, refere-se a um campo de estudo voltado para o desenvolvimento de técnicas, produtos e serviços baseados no processo de envelhecimento. Durante o bate-papo, ambos explicam que a criação de um andador funcional e de um simples porta-remédios são exemplos práticos da aplicação da gerontecnologia


Segundo Renan, a ideia de criar tecnologias para manter a vida possível no envelhecimento não está ligada a fazer uma boa ação, não é um favor. “Não tem nada a ver com aquele papo bonito de fazer algo pensando no próximo. A conversa é outra, está mais próxima da igualdade de direitos, da justiça e da inclusão”, complementa Juliana.


Entre os convidados estão Carla da Silva Santana Castro, Presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia; Pascoal da Conceição, ator famoso por interpretar o Doutor Abobrinha em Castelo Rá-Tim-Bum; e as idealizadoras do Canal Dona Gêek. O episódio também traz dicas culturais compartilhadas por frequentadores do Sesc. O podcast, que tem como base os temas abordados na Revista Mais 60 - Estudos sobre o envelhecimento, publicação do Sesc São Paulo, faz parte das ações que celebram os 60 anos do Trabalho Social com Pessoa Idosa, uma iniciativa da instituição pioneira no Brasil, presente hoje em mais de 40 unidades no estado.


O ‘Curso da Vida’ adota a perspectiva da valorização da cultura do envelhecimento e do protagonismo da pessoa idosa, que direciona o Trabalho Social com Pessoa Idosa. Afinal, é de suma importância falar sobre envelhecer, já que a população mundial está ficando cada vez mais velha, e o Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), será a sexta nação do mundo com o maior número de idosos até 2025. O país tem hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 33 milhões de pessoas idosas e esse número deve chegar a 25,5% da população brasileira até 2060.


60 anos do Trabalho Social com Pessoa Idosa


O Sesc São Paulo celebra 60 anos de um dos mais longevos e importantes trabalhos da instituição. Uma iniciativa pioneira no Brasil que se tornou programa permanente e hoje está presente nas mais de 40 unidades em todo o estado. Sob a perspectiva da valorização da cultura do envelhecimento e do protagonismo da pessoa idosa, rompendo com pensamentos estereotipados, limitantes e preconceituosos, o Trabalho Social com Pessoa Idosa oferece diversas atividades artísticas, reflexivas e corporais.


O programa é dividido em três eixos: Sociedade e Cidadania – atividades de reflexão, trocas e experimentações para a vivência individual e coletiva; Corpo e movimento – são as atividades ligadas à saúde física e mental, bem-estar e cuidado com o corpo idoso; e Arte e expressão – que engloba a interação dos idosos com as artes nas suas mais variadas definições.


O Trabalho Social com Pessoa Idosa também promove encontros e seminários e edita a Revista Mais 60 - Estudos sobre o envelhecimento, uma das primeiras e principais publicações brasileiras do gênero e que até hoje é um importante espaço para a divulgação de investigações no campo do envelhecimento, com artigos acadêmicos e relatos de experiência realizadas no Sesc.


Em 2022, com um cenário ainda de pandemia de Covid-19, foram beneficiadas mais de 46 mil pessoas idosas nas 458 ações realizadas e outras 14 mil participaram dos 430 cursos e oficinas. Em 2019, o número de atendidos foi ainda maior: mais de 81 mil pessoas idosas.


A programação completa dos 60 anos do Trabalho Social com Pessoa Idosa está disponível em sescsp.org.br/tsi




SERVIÇO:


Podcast ‘Curso da Vida’


Lançamento: Sesc São Paulo (sescsp.org.br/cursodavida) nos streamings de áudio


FICHA TÉCNICA


Curso da Vida é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o Sesc São Paulo


Concepção, apresentação e roteiro: Renan Sukevicius e Juliana Dantas


Produção executiva: Gabriela Mayer


Montagem e sonorização: Renan Sukevicius e Pedro Janczur


Mixagem: Pedro Janczur e Guilherme Chiurciu


Criação visual: Renan Sukevicius


Trilha sonora original: Consoante de Sons


Captação de som em estúdio: Agência de Podcasts


Realização: Sesc São Paulo



Sobre o Sesc São Paulo


Com 77 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, clique aqui https://portal.sescsp.org.br/pt/sobre-o-sesc/





Por assessoria de imprensa

bottom of page