A busca por alimentos naturais, que vão além do prazer degustativo e também beneficiam o corpo, tem sido cada vez mais forte. O cacau, ingrediente principal do chocolate, ganha destaque nesse mercado de nutrição consciente por uma razão especial: a teobromina. A substância é reconhecida por seus potentes efeitos estimulantes, energizantes e benéficos para o organismo como um todo, incluindo a saúde mental.
A teobromina (alcalóide da mesma família da cafeína e da teofilina) está presente em quantidades consideráveis em grãos de cacau e alimentos que preservam sua propriedade nutricional, como os chocolates frescos, feitos da nibs do fruto. Diferente da cafeína, cujo excesso pode gerar efeitos adversos para organismos mais sensíveis, a teobromina é uma substância que proporciona uma energia mais suave e duradoura.
“Os efeitos estimulantes da teobromina têm sido relatados em vários estudos. Ela pode melhorar o humor, aumentar o nível de energia e aprimorar a função cognitiva. É considerada uma substância promissora para a prevenção do declínio cognitivo associado ao envelhecimento e doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer”, explica Larissa Ludwig, nutricionista e chocolatier da Cookoa Chocolates.
A especialista também explica que, na saúde física, a teobromina tem se mostrado eficaz na melhoria da saúde cardiovascular. “Estudos demonstraram que ela pode ajudar a diminuir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, além de melhorar o perfil lipídico no sangue. Acredita-se que esses efeitos possam ser devidos à sua capacidade de promover a dilatação dos vasos sanguíneos e melhorar a função endotelial”, diz.
Além disso, a Teobromina apresenta propriedades diuréticas e pode ser útil para pessoas que sofrem com edemas ou outras condições que requerem redução do volume de líquidos corporais. Ela também apresenta um leve efeito estimulante sobre o coração, embora menos do que a cafeína.
“Apesar dos muitos benefícios da teobromina, é importante lembrar que o cacau e o chocolate também contêm calorias e gorduras. O consumo excessivo pode levar ao ganho de peso e a problemas de saúde associados. Por isso, é recomendado que se consuma cacau ou chocolate com alto teor do ingrediente, acima de 70%, e com moderação”, explica Larissa Ludwig.
Para aqueles que são sensíveis à cafeína, a teobromina pode ser uma alternativa interessante. No entanto, pessoas com certas condições médicas, como insuficiência renal ou doenças cardíacas, devem consultar um profissional de saúde antes de aumentar sua ingestão de teobromina.
Chocolates feitos a partir do cacau agroflorestal e por processos artesanais potencializam efeitos benéficos da teobromina e demais bioativos
A Cookoa Chocolates é uma empresa brasileira que produz chocolates inclusivos e com ingredientes 100% locais. As receitas são originais e começaram a ser criadas pela chocolatier Larissa Ludwig para satisfazer pessoas que, assim como ela, adoram chocolate, mas possuem intolerância ao consumo de substâncias presentes nos chocolates industriais (lactose, glúten, aditivos químicos e outros alérgenos).
Os chocolates Cookoa se destacam por um processo de produção responsável, artesanal e sustentável. A empresa utiliza insumos de cultivo agroflorestal e regenerativo. O cacau é cultivado em uma agrofloresta no sul da Bahia, na região de Mata Atlântica. Os primeiros passos da produção acontecem nesse mesmo local, na Fazenda São Francisco, que tem como mentor o mestre da agricultura sintrópica e agrofloresta, Ernst Gostch.
A marca valoriza o território e os produtores de cacau, pagando até quatro vezes mais pelo quilo das sementes em comparação ao preço do commoditie.. Isso promove um comércio ético na produção de cacau, matéria-prima dos chocolates e outros alimentos integrais da Cookoa.
A marca atualmente possui um catálogo com mais de 30 produtos. Entre os chocolates, estão o Intenso 70%, o Intenso 80%, Cremoso sem açúcar, Branco com Nibs com e sem açúcar, Caramelo, Duo Ammo 70% com Caramelo e Nibs de Cupuaçu e o Intenso 100%.
Para o público que desejar diversificar a ingestão do cacau na rotina, alimentos à base deste fruto são destaque no catálogo, a exemplo do Sweet Nibs, as granolas Cacaonola, Baianola com banana-da-terra e cupuaçu, o Cacao Fiber e o Baru Cacao Snack.
Já entre as bebidas que têm o cacau como ingrediente principal, destaque para o Cacao Brew e o Cacao Chai, bebidas inovadoras e que se apresentam como um ótimo substituto ao café. Outros alimentos da marca são a Canela do Ceilão e os adoçantes naturais Zen Clássico e o Zen Confeiteiro, ingredientes esses que estão na composição de alguns dos produtos Cookoa.
Sobre a Cookoa Chocolates:
Fundada em 2016, a Cookoa é uma empresa inovadora no mercado de chocolates, conhecida por seu processo 'bean-to-bar' e criação de alimentos nutritivos, isentos de alergênicos. Com um cuidado no controle de todo o processo de produção, a marca garante a preservação das propriedades nutritivas e sensoriais do cacau e demais ingredientes. Além de substituir alergênicos conhecidos e adoçantes convencionais, a empresa também valoriza a origem responsável de sua matéria-prima, incentivando um comércio justo com os produtores de cacau. Seu catálogo diversificado inclui chocolates e mais uma variedade de produtos à base de cacau, como bebidas, granolas, snacks e adoçantes e Canela do Ceilão. Com a Cookoa, os apreciadores de chocolate podem saborear com segurança e prazer um produto saboroso, nutritivo e acessível para todos. A Cookoa Chocolates faz parte do ecossistema de negócios de impacto da Regenera Ventures.
Por assessoria de imprensa
Comentarios