top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

TOP 10 autores nas provas de Literatura do Enem


Crédito da foto: Assessoria de imprensa

Embora a organização do Enem não divulgue uma lista de leitura obrigatória, existem alguns autores e obras que costumam aparecer com frequência em todas as edições do exame nacional. São escritores considerados "queridinhos" pela equipe que elabora as provas de Literatura, devido à relevância na história literária brasileira.


"A abordagem dos organizadores do exame é ampla, incluindo questões que englobam movimentos literários. Portanto, o estudante deve se preparar lendo o maior número possível de obras e autores que são presença constante no Enem", orienta a professora de Literatura do Colégio Passo Certo, de Cascavel (PR), Karen Nakano. Para ajudar os candidatos da próxima edição do exame, a professora indica uma lista de leituras essenciais para a fase de preparação.



Machado de Assis


Obras: A mão e a luva; Memórias Póstumas de Brás Cubas


A literatura machadiana apresenta ironia, crítica moral e social, análise psicológica e objetividade. "Machado de Assis continua a impressionar por retratar criticamente a sociedade de seu tempo e antecipar questões que permanecem relevantes até hoje", destaca a professora. Segundo ela, é importante conhecer bem o estilo da escrita desse autor, pois as questões podem abordar as características distintivas de Machado de Assis.




Clarice Lispector


Obras: A hora da estrela; Perto do Coração Selvagem


A escrita intimista de Clarice Lispector a diferencia de outros escritores. Ela utiliza o fluxo de consciência para que o leitor mergulhe nos pensamentos de seus personagens. As questões costumam explorar essa peculiaridade em suas narrativas intimistas, relacionando-a ao enredo das obras.



Carlos Drummond de Andrade


Poemas: No meio do caminho; Poema de sete faces; Quadrilha


A obra de Carlos Drummond de Andrade abrange uma grande multiplicidade de temas e situações cotidianas. Segundo a professora, os textos do autor provocam reflexões de natureza existencial. "Drummond é um poeta versátil e é importante fazer interpretações prévias, já que as provas frequentemente incluem análises de poemas", adverte.



Cecília Meireles


Obras: Espectros; Romanceiro da Inconfidência


Cecília Meireles é conhecida pela poesia intimista, que explora conflitos internos, envolvendo temas psicológicos, espirituais e metafísicos. "Algumas questões podem abordar o caráter simbolista de sua obra e sua conexão com aspectos reflexivos", sugere Karen.



Guimarães Rosa


Obras: Grande Sertão Veredas; Sagarana


Guimarães Rosa é um dos escritores mais reconhecidos da terceira fase do Modernismo. "As obras desse autor apresentam uma construção linguística peculiar, com muitos neologismos. Esse elemento é frequentemente explorado nas questões do Enem", revela a professora.



Mário de Andrade


Obras: Paulicéia Desvairada; Macunaíma; Poesias Completas


"Mário de Andrade desafia os paradigmas da poesia acadêmica e se volta para uma exploração intensa do ritmo e temas vinculados ao folclore brasileiro. Por todos esses aspectos, Mário é considerado uma das figuras mais importantes da literatura", sugere a professora. Ela ressalta que as questões do Enem sobre ele costumam abordar a oralidade relacionada aos temas das obras.



Colégio Passo Certo


Com 20 anos de história, o Colégio Passo Certo, localizado em Cascavel (PR), tem turmas de Educação Infantil (Bilíngue e Trilíngue) e Ensino Fundamental e Médio (Bilíngue). A proposta Trilíngue alia aulas de Inglês e Espanhol com o objetivo de desenvolver habilidades de interpretação, fala e escrita em três idiomas. A partir de 2019, o colégio passou a fazer parte do Grupo Positivo.



Por assessoria de imprensa

bottom of page