top of page
  • Foto do escritorRosiane Rodrigues

Um morcego sem asas pode voar: livro infantil propõe narrativa inclusiva

Em novo projeto literário, Fernanda Emediato também publica guia pedagógico, material com práticas de literacia familiar, audiolivro e vídeo com interpretação em Libras


Crédito da foto: Assessoria de imprensa


Em O morcego sem asas, de Fernanda Emediato, o sonho de um animal é voar, mas ele nasceu sem os dois membros que o permitem se mover pelo ar. Apesar de estar triste com a situação, o personagem não desiste do sonho: faz tentativas com balões, ventiladores, aviões e outros instrumentos. Até que um dia o protagonista descobre como a empatia de outra pessoa pode auxiliá-lo a alcançar o objetivo.


Com este enredo, a obra inclusiva trata sobre a importância da resiliência e de ajudar uns aos outros. A partir de um texto simples, que se complementa às ilustrações coloridas e lúdicas do designer Alan Maia, as crianças aprendem sobre perseverança, necessidade de lidar com as dificuldades, valores humanos e poder dos sonhos.


O morcego ficou triste, pois queria voar. Ele não tinha asas, não tinha balão, não tinha aviãozinho, não tinha ventilador, não tinha pássaro, não tinha floco de neve, não tinha vento. Ele não tinha mais esperanças. Ele se sentou e chorou. (O morcego sem asas, pg. 32)


O projeto tem recursos acessíveis a pessoas com deficiências auditivas e visuais. Estão disponíveis gratuitamente, nas plataformas digitais, um audiolivro e um vídeo animado com adaptação em Libras. “Meu objetivo de vida é fazer os livros infantis chegarem a todos os pequenos leitores, porque as crianças que desenvolvem o gosto pela leitura vão se tornar pessoas melhores”, explica a autora, que também é editora, professora e militante pelos direitos das crianças e da acessibilidade na literatura.


A obra conta ainda com ferramentas para auxiliar pais e pedagogos. Além de conteúdo com propostas de ações para promover a literacia familiar, também há um material de atividades para o público infantil, contação de histórias gravada, um guia pedagógico de leitura e uma versão do livro em inglês. O morcego sem asas foi realizado com apoio do ProAC, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.


Ficha Técnica

Título: O morcego sem asas

Autora: Fernanda Emediato

Editora: Troinha

ISBN: 9786588436264

Páginas: 44

Preço: R$ 29,90

Onde comprar: Amazon (versão em português) | Amazon (versão em inglês)

Conteúdos extras gratuitos: https://biolink.info/morcegosemasa


Sobre a autora: Fernanda Emediato é escritora, editora, produtora cultural, consultora editorial, atriz e professora. Publicou mais de 20 obras durante a carreira, como “A menina sem cor”, “Descobrindo as lendas do Brasil: um livro de folclore para crianças”, “Que bico eu tenho” e “Era uma vez um gato xadrez”. Para reforçar o compromisso de defender o direito das crianças e o acesso à literatura infantil, costuma disponibilizar suas obras gratuitamente em versões de áudio e vídeo.


Redes sociais:






Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page