top of page
  • Foto do escritorBrasil Cotidiano

Vida de estagiário: dicas ajudam a conseguir o primeiro estágio

Dia do Estagiário (a) é celebrado em 18 de agosto e, para comemorar a data, confira orientações para a primeira colocação no mercado


Crédito da foto: Assessoria de imprensa

O Dia do Estagiário, celebrado em 18 de agosto, marca o reconhecimento a profissionais cada vez mais presentes, importantes e protagonistas nas empresas. Essa mão de obra, que muitas vezes tem no estágio o seu primeiro emprego, vive uma experiência desafiadora ao ter que ser treinada e aprender muitas atividades novas. Por isso, é importante saber o que pensam e o que aspiram na carreira para que ocorra um desenvolvimento mais completo e útil para o estudante estagiário.


Priscilla Zampieri, 21 anos, é estudante de Publicidade e Propaganda e estagia na agência Smartcom – Inteligência em Comunicação na equipe de mídias sociais. Para ela, os retornos contínuos são a etapa mais importante e construtiva para o crescimento profissional. “Gosto muito do processo do estágio, porque o ambiente é acolhedor, os feedbacks são construtivos e a demanda é desafiadora, no bom sentido”, conta.


Neste processo, é essencial que a empresa acompanhe o estagiário, de forma a alinhar as suas expectativas em relação ao trabalho e a carreira futura. Assim, o treinamento das habilidades do estudante deve ser cuidadoso e por etapas, com as evoluções técnicas demarcadas ao longo do caminho. “Eu quero aprender mais sobre os critérios técnicos da profissão, ter o entendimento e desenvolver minhas habilidades com o objetivo de contribuir na construção do ambiente de trabalho e pensando em como posso evoluir”, destaca.


Mão na massa para valer é o que atrai estudantes


Priscilla exalta que gosta de estar no jogo do trabalho para valer, embora seja sempre supervisionada e acompanhada. Para a jovem, expandir os horizontes é a parte mais marcante em participar do mercado de trabalho. “A gente entra na universidade sem saber muita coisa sobre a profissão fora daquilo que faz sucesso. No geral, as atividades dentro do estágio são muito frutíferas, porque a identidade de cada cliente é consolidada e os seus colegas, conhecendo o cliente, podem orientar melhor sobre as regras de tom de voz e de escrita”, exemplifica.


E as demandas claras junto com orientações fáceis de entender ajudam a vida de estagiário. “As minhas colegas são prestativas, pacientes e dedicadas, o que me motiva ainda mais a me esforçar para auxiliá-las dentro do possível”, diz Priscilla.


Aproveite e confira três dicas da estudante para conseguir o primeiro estágio:


- Aproveite o tempo na faculdade para explorar as diferentes funções que há na área de estudo e que pretende atuar


- Participe de iniciativas internas para adquirir alguma experiência que seja relevante para o currículo


- Não deixe de fazer iniciações científicas, projetos de extensão, palestras e até mesmo cursos online



Sobre a Smartcom: Agência de comunicação sediada em Curitiba, a Smartcom oferece serviços de gerenciamento e conteúdo para redes sociais e sites, assessoria de imprensa internacional, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Com braços na Alemanha, Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação qualificados, garante a conexão entre os pontos envolvidos no segmento do Business to Business e Business to Consumer com clientes nos segmentos de Indústria, Negócios, ESG, Advocacia, Cultura, Gastronomia, entre outros.


Por assessoria de imprensa

Comments


bottom of page