Praça da Cidadania de Guarulhos completa quatro anos com mais de 13,3 mil atendimentos
- Brasil Cotidiano
- 21 de fev.
- 2 min de leitura
Unidade é uma das sete em funcionamento no estado e abriga o programa Escolas de Qualificação Profissional

O Fundo Social de São Paulo celebra a marca de mais de 13,3 mil atendimentos na Praça da Cidadania de Guarulhos, entre cursos gratuitos oferecidos por meio do programa Escolas de Qualificação Profissional, além de serviços ao cidadão, atividades esportivas e sociais, palestras de apoio, oficinas e doações. A unidade completa quatro anos de funcionamento na região do bairro dos Pimentas, uma das mais vulneráveis do município da Grande São Paulo -, promovendo inclusão e levando desenvolvimento social para os cidadãos.
"A unidade desempenha um papel essencial oferecendo gratuitamente qualificação profissional com cursos em diversas áreas, além de ações de convivência, contribuindo para a empregabilidade, geração de renda e bem-estar dos moradores da região", afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas. "O Fundo Social de São Paulo trabalha para levar benefícios reais para a população que mais precisa", acrescenta.
Instalada em um terreno de cerca de 3 mil metros quadrados, a estrutura conta com quadra poliesportiva, academia ao ar livre, parquinho infantil, área de jogos e um edifício dedicado às Escolas de Qualificação Profissional. O espaço dispõe de seis salas de aula, uma sala multiuso, administração, depósito, sanitários e uma área externa de convivência.
Os cursos gratuitos são oferecidos em parceria com o Centro Paula Souza e abrangem áreas como gastronomia, administração, beleza e bem-estar, moda e arte, informática e construção civil. Com alta demanda no mercado de trabalho, as formações possibilitam que milhares de pessoas adquiram novas habilidades, ampliando as oportunidades de conquista da autonomia financeira.
Desenvolvida pelo Fundo Social de São Paulo em parceria com a prefeitura, a Praça da Cidadania de Guarulhos reforça o modelo de desenvolvimento social e atendimento ao cidadão. A iniciativa tem se consolidado como uma ferramenta de transformação, inclusão e capacitação, que impacta diretamente a qualidade de vida da população local. Além de Guarulhos, existem unidades do programa Praça da Cidadania em operação também nas cidades de Mauá, Itapevi, Osasco, São Paulo (Paraisópolis e Vila da Paz) e Hortolândia.
Por assessoria de imprensa.
Comments